Violência

Sete homicídios registrados na manhã de ontem na Grande Ilha

Crime de maior repercussão teve como vítima o proprietário de um sítio no Miritiua, que foi morto por um assaltante que atirou no seu próprio comparsa; os outros mortos foram bandidos em confronto com a polícia

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Rabecão do IML quanto retirava do sítio o corpo de José Bernardinho Ramos, e, no detalhe, Cleytinho, autor do crime
Rabecão do IML quanto retirava do sítio o corpo de José Bernardinho Ramos, e, no detalhe, Cleytinho, autor do crime (Homicidios)

SÃO LUÍS - Sete pessoas foram mortas a tiros na manhã desta quarta-feira, 10, na cidade de São José de Ribamar. O crime de maior repercussão teve como vítima José Bernardino Ramos, de 73 anos, que era pai do promotor de Justiça Paulo Roberto Ramos. Ele foi morto durante um assalto ao seu sítio, na Travessa Nossa Senhora das Graças, no bairro do Miritiua. Um dos bandidos, Anderson Breno Costa Campos, o Bracinho, 19 anos, também foi morto e o seu cúmplice, Cleyton Jorge Alves, o Cleytinho, de 19 anos, foi preso. Até a tarde de ontem ainda faltavam ser presos mais dois envolvidos nessa ação criminosa.

A movimentação durante toda a manhã no bairro do Miritiua foi intensa. Populares, familiares da vítima e policiais estiveram no local. Também era visível a entrada e saída de viaturas das Policias Militar e Civil no sítio e o rabecão do Instituto Médico Legal foi acionado para remover os corpos.

O delegado Arthur Benazzi, da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), que esteve no local do crime, informou que o caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Nessa ação teve a participação de quatro bandidos.

Ele declarou, também, que dois bandidos conseguiram pular o muro do sítio do pai do promotor de Justiça, enquanto os outros criminosos ficaram em um veículo Logan prata, na frente do portão, dando apoio aos criminosos. Na parte interna do sítio os bandidos renderam José Bernardino Ramos e o seu irmão, tio do promotor de justiça, identificado apenas como Raimundo.

O delegado disse Raimundo chegou a entrar em luta corporal com Anderson Breno. Nesse momento, o outro bandido disparou vários tiros que acabaram atingindo José Ramos e o seu comparsa Anderson Breno, que morreram no local. Em seguida os criminosos fugiram. A polícia foi comunicada.

Investigação

O delegado Carlos Damasceno, da Seccional Norte, que também esteve no local, afirmou que a investigação desse crime vai ficar sob a responsabilidade da equipe da SHPP. Ainda ontem, os policiais colheram informações sobre esse crime. Inclusive, a polícia foi informada de que os envolvidos nesse caso são moradores da área do Coroadinho.

A polícia foi informada, também, que José Ramos tinha um relacionamento amoroso há dois anos com uma mulher, moradora do Coroadinho, que tem ligação com integrantes de facções criminosas. “Essa mulher antes de ter o relacionamento com o idoso teve uma relação matrimonial com um faccionado do Coroadinho”, disse o delegado.

Ele informou que ainda no período da manhã de ontem essa mulher foi conduzida até a sede da SHPP, na avenida Beira-Mar, onde prestou esclarecimento sobre esse fato.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) informou, por meio de nota, que a Segurança Institucional do MP-MA esteve no local e está acompanhando as investigações. A nota se solidariza ainda os familiares de José Ramos.

Prisão

A capitã Marcela, comandante da 3ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, informou que os policiais realizando rondas pela Ilha conseguiram encontrar Cleyton Jorge, no Residencial Amendoeira, na área do Maracanã. O bandido foi preso em sua residência e com ele foram apreendidos a arma e o veículo utilizados nesse crime.

Ainda segundo a capitã, o bandido, que confessou a autoria dos disparos, foi apresentado na sede da SHPP onde foi ouvido e autuado em flagrante. Há informações que Bracinho e Cleyton Jorge já têm passagem pela Justiça pelos crimes de roubo e tráfico de droga. “Cleyton Jorge estava usando tornozeleira eletrônica”, disse Marcela.

Assaltos

Um morador do Miritiua, o idoso Gracimar Sousa, de 79 anos, declarou que reside na com unidade há 40 anos, mas durante os últimos cinco anos aumentou a violência na área. Na última semana, por exemplo, o filho dele, nome não revelado, teve uma arma apontada para sua cabeça e o celular roubado.

A outra moradora, Maria Regina Silva, de 46 anos, informou que os assaltos têm ocorrido diariamente por criminosos armados que fogem em motocicletas. “Não se pode mais deixar a casa aberta devido os assaltos”, desabafou a moradora.

Confronto

Um confronto entre policiais militares e “faccionados” ocorrido ontem no Recanto São José, no Mojó, em São José de Ribamar, resultou na morte de cinco criminosos. Até o período da tarde de ontem, a polícia tinha identificado apenas três, Wesley Silva, o Jacarezinho; Cleyson da Silva dos Santos e Kailson, o Pipãozinho.

O coronel Aritanã Lisboa, comandante do Policiamento de Área Metropolitana II, informou que a polícia recebeu uma denúncia que havia criminosos instalando o clima nessa localidade, principalmente, realizando assaltos, comercializando entorpecentes e homicídios.

Os militares foram deslocados para esse local onde foram recebidos a tiros. Houve confronto entre os policiais e bandidos. O coronel disse que cinco criminosos foram baleados. Três foram levados para o Hospital Socorrão II, onde chegaram sem vida; Os outros dois feridos morreram antes de serem submetidos a tratamento cirúrgico no hospital de São José de Ribamar.

Em poder dos bandidos, a polícia apreendeu uma arma de fogo, um colete balístico com brasão da Polícia Civil, munições, garruchas, maconha, cocaína e produtos oriundos de roubo. “Esses criminosos teriam roubados ainda ontem feirantes do bairro Jota Câmara”, disse o coronel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.