Literatura

Roda de Conversa sobre João do Vale, o “Poeta do Povo”, para crianças

Em homenagem a João do Vale, que se se estivesse vivo, completaria 84 anos hoje, e também ao mês das crianças, será realizada, no próximo sábado, às 15h, na Livraria Amei do São Luís Shopping, a roda de conversa “Arte e Infância em João do Vale”, sob o co

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
João do Vale completaria 84 anos hoje
João do Vale completaria 84 anos hoje (joão do vale)

SÃO LUÍS - Se estivesse vivo, João do Vale completaria 84 anos hoje. O “Poeta do Povo”, que morreu em São Luís no dia 6 de dezembro de 1996, é autor de vários clássicos da música brasileira, entre eles, “Carcará”, “Pisa na Fulô”, “Na Asa do Vento” e “De São Luís a Teresina”. Com seu jeito simples, ele cravou seu nome na galeria dos maiores artistas brasileiros de seu tempo, dando muito orgulho para o Maranhão.

No próximo sábado, em sua homenagem e em alusão ao mês das crianças, será realizada, às 15h, na Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati), a roda de conversa “Arte e Infância em João do Vale”, proposta pela jornalista Andréa Oliveira, autora da biografia “João, o menino cantador”, livro infantil que será lido na ocasião. Haverá ainda audição de algumas canções do repertório do “Poeta do Povo”.

A biografia do compositor é o segundo trabalho de Andréa Oliveira sobre João do Vale. Em 1998, ela lançou “João do Vale, mais coragem do que homem”, em que registra seu encontro com o artista nos meses que antecederam sua morte. “Eu tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra”, conta a jornalista.

Trajetória - De garoto do interior que vendia doces a artista reconhecido como o maranhense do século 20, a trajetória do compositor é apresentada em prosa e nos versos das canções autorais que embalam a narrativa. Nas 36 páginas, estão estampadas as nove imagens criadas pelo artista plástico Fernando Mendonça, especialmente para o projeto.

Andréa afirma que seu projeto de jornalismo literário infantil baseia-se na tentativa de equilibrar dois direitos básicos da criança: o direito à verdade e o direito à fantasia. “Quis contar uma história verdadeira, sem perder de vista a imaginação que habita o universo infantil, usando o recurso do ‘era uma vez’. Com João do Vale, o resultado dessa experiência foi além, pois eu pude pegar emprestadas a música e a poesia da vida e da obra dele”.

Serviço

O quê

Roda de conversa “Arte e infância em João do Vale”, em homenagem ao “Poeta do Povo” e em alusão ao mês das crianças

Quando

No próximo sábado, às 15h

Onde

Livraria Amei (São Luís Shopping)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.