Negociações

Trump diz que 2ª cúpula com Kim está sendo organizada

Três ou quatro locais estão sendo estudados para a realização da próxima cúpula entre os dois líderes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Presidente Donald Trump deu entrevista na Casa Branca, em Washington, ontem
Presidente Donald Trump deu entrevista na Casa Branca, em Washington, ontem (AP/Trump)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ontem que realizará uma segunda reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, dizendo que autoridades de ambos os países estão organizando o encontro.

Três ou quatro locais estão sendo estudados para a realização da próxima cúpula entre os dois líderes.

Falando no Salão Oval da Casa Branca após anunciar a renúncia da embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, Trump disse que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, teve uma ótima reunião com Kim.

Pompeo não divulgou o conteúdo preciso do encontro, que aconteceu no domingo,7, em Pyongyang, mas falou "progressos". A presidência da Coreia do Sul já tinha dito que os dois concordaram em realizar uma segundo encontro.

No primeiro encontro entre Kim Jong-un e Trump, em junho, em Singapura, a Coreia do Norte se comprometeu em desmantelar seu programa nuclear. Porém, desde então, a situação pouco avançou.

Desde a cúpula de Singapura, as relações entre os dois países passaram por altos e baixos.

Donald Trump chegou a cancelar uma viagem anterior a Pyongyang de seu chefe de diplomacia depois de julgar insuficientes os progressos norte-coreanos para se desfazer de seu programa nuclear.

Mas o presidente dos Estados Unidos garantiu em setembro ter "se apaixonado" pelo homem forte de Pyongyang.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.