Mostra

Três pontos de vista sobre a produção artística em cartaz com exposição

Exposição OCUPA CCVM 2018 reúne três artistas selecionados no edital e distintas visões de artes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Imagem de "Nega sim, sua não", de Sunshine Santos
Imagem de "Nega sim, sua não", de Sunshine Santos ("Nega sim, sua não")

SÃO LUÍS- Três artistas visuais estão em cartaz com a exposição Ocupa CCVM 2018, no Centro Cultural vale Maranhão. A mostra reúne os trabalhos dos artistas contemplados pelo edital Ocupa CCVM: Sunshine Santos, Walter Sá e Romana Maria. As obras foram realizadas especialmente para os espaços do centro cultural e a mostra ficará em cartaz até dezembro.

A exposição é dividida em três etapas: “Nega Sim, Sua Não”, de Sunshine Santos, apresenta um retrato impactante da condição da mulher negra no Brasil. O trabalho reunirá imagens que representam a condição da mulher negra no Brasil em números. A proposta é refletir sobre a violência física e simbólica sofrida pelas mulheres negras, evidenciando esses dados, que por muitas vezes, são negligenciados pelo estado e desconhecido pela população.

Todos os indicadores sociais evidenciam as desvantagens experimentadas por mulheres negras, decorrente de uma herança escravocrata onde as mesmas eram violentadas sistematicamente, atualmente visto no valor atribuído a vida da mulher negra delimitada como descartável.

Já “#caz (1) bando”, de Walter Sá, propõe uma releitura pop da figura do cazumba, personagem do bumba meu boi da Baixada Maranhense. Na insalação “Gestos Fósseis”, Romana Maria mostra investigações sobre a gestualidade na escultura em cerâmica.

Nesta série de obras, iniciadas em 2017 em seu ateliê em São Luís, a artista questiona a leveza e a força exercida sobre a matéria orgânica - água/barro - e constrói uma obra sensual de caráter rústico, a superfície implora por um sensível toque.

Segundo a diretora e curadora do Centro Cultural Vale Maranhão, Paula Porta, a ideia da ocupação é valorizar a produção artística feita no Maranhão. “A mostra abre espaço para os artistas maranhenses experimentarem e dialogarem com um público amplo e diversificado.”, afirmou Paula Porta.

Ocupa CCVM 2018

Neste ano, o edital selecionou dez projetos de artistas maranhenses. Além da exposição, a OCUPA CCVM 2018 apresenta espetáculos, oficinas, palestras e projeção de filme.

Veja a programação em outubro:

Serviço

O quê

Exposição OCUPA CCVM 2018, com trabalhos dos artistas Sunshine Santos, Walter Sá e Romana Maria.

Quando

Até dezembro

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal (R. Direita), 149 Praia Grande – Centro


Todas as atividades do CCVM são gratuitas e abertas ao público

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.