IRREGULARIDADE

Retorno irregular gera risco a condutores em avenida

Alternativa é um improviso irregular do condutor para encurtar o caminho e fugir de riscos de acidentes, que são iminentes; a pressa parece ser mais importante que o cuidado com a vida

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O Estado flagrou o momento em que um motociclista, que carregava passageiro, realizou retorno irregular
O Estado flagrou o momento em que um motociclista, que carregava passageiro, realizou retorno irregular (retorno)

Na Avenida Alexandre Moura, no centro de São Luís, onde o trânsito fica mais intenso em horários de pico, como início da manhã e tarde, o que não falta são truques para condutores, sobretudo motociclistas, driblarem os engarrafamentos que se formam na via, em frente ao Parque do Bom Menino. Um dos pontos de escape é o retorno irregular, aberto sobre o canteiro que dividia a avenida e foi quebrado.

Que o retorno gera riscos para quem o faz e para quem nada tem a ver, disso ninguém tem dúvidas, mas, na pressa, há quem esqueça desse ponto de extrema importância, que é a própria segurança e a dos demais condutores durante a direção. Os riscos de acidentes são iminentes, mas a pressa parece ser mais importante.

No local, O Estado identificou um ponto que já foi transformado em retorno pela ação de condutores. Além deste, há quem passe por cima do cimento que contorna o canteiro sem pensar de forma consciente, aumentando cada vez mais as chances de se envolver e culminar em acidentes, que podem, inclusive, comprometer a própria integridade física.

Um exemplo claro dessa prática, sobre o canteiro, é o estado infraestrutural em que se encontra a divisória das faixas da via. Algumas partes estão quebradas. Em outras, o concreto já não existe mais. Assim vão se desfazendo as regras do trânsito e sinais do que deve ser cumprido, em acordo aos órgãos reguladores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.