Literatura

Números e reflexões em publicação

Livro infantojuvenil “O valor de cada um”, de autoria de Márcia Montenegro, será lançado hoje, às 19h, na livraria Tempo de Ler, Calhau

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Capa do livro "O valor de cada um", de Márcia Montenegro
Capa do livro "O valor de cada um", de Márcia Montenegro (capa o valor de cada um)

SÃO LUÍS -Uma fábula que faz uso de recursos lúdicos e noções matemáticas para abordar questões como individualismo, materialismo, pluralidade, alienação virtual e invisibilidade social é o fio condutor do livro infantojuvenil "O valor de cada um" (editora Autografia). A obra, de autoria da escritora maranhense Márcia Montenegro, será lançada hoje, às 19h, na livraria Tempo de Ler (Golden Shopping, Calhau). O lançamento contará com a apresentação do coral institucional do Ministério Público Vozes do MP.
Para a autora, o livro “O valor de cada um” permite ao leitor infantil e adulto vários níveis de reflexão acerca dos valores e conceitos nele abordados. “Em razão dessa abrangência, tenho recebido diversos convites para contações em escolas da rede pública e privada, bem como para realizar dinâmicas de grupo em ambientes corporativos, a exemplo do Ministério Público Estadual, do qual sou servidora”, explica Márcia Montenegro.

Este é o segundo livro de Márcia Montenegro, que lançou, em 2017, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o romance “A Rosa Silvestre”. A publicação, ambientada na Inglaterra do século XIV, foi pré-selecionada para concorrer ao prêmio Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional.
Na nova obra, Márcia Montenegro lança mão dos números de forma divertida e didática para estimular no leitor a reflexão sobre valores e escolhas. “É um encontro entre fantasia, ética e espiritualidade em uma narrativa sobre o valor de cada um, tudo para estimular o espírito crítico e despertar, de forma lúdica, o gosto pela matemática”, pontua.

A obra se desenvolve de forma criativa usando a matemática para falar sobre questões recentes, como ouso de tecnologias digitais e antigas, a exemplo da importância da tolerância e cooperação, sempre presentes na história da humanidade. O livro tem edição em capa dura e é ricamente ilustrado. “Acho que não há uma faixa etária a ser apontada como público-alvo, digo que é destinado a crianças de todas as idades. Os pequenos gostam muito, mas também tenho respostas positivas dos adultos. Tanto nas contações nas escolas quanto nas dinâmicas em ambientes de trabalho que estamos fazendo temos tido respostas muito positivas”, destaca a autora.

Enredo
“O valor de cada um” é ambientado na cidade da Matemática que vê sua rotina alterada quando, no bosque dos números, o astuto nove se autoproclama imperador. Autoritário e mandão, ele ordena que pintem no pórtico da cidade três regras - os números devem estar sempre separados; ter é poder; e o número sem unidades está fora do grande Sistema Numérico.

Preocupado em contar suas unidades uma a uma, o imperador distribui uma lista de “mil coisinhas a fazer” a todos os outros números: o curioso dois, o distraído três, o estudioso quatro, o guloso cinco, o dorminhoco seis, o entediado sete e o sempre preocupado oito. Agora, eles estão ocupados demais para pensar uns nos outros, enquanto muros são erguidos por toda parte. “Somente o número um ousou desobedecer as regras, e, vez por outra, encontra-se com o tímido zero, que foi obrigado a viver sempre à esquerda e bem distante dos outros algarismos, com um símbolo de não-pertence bordado em seu peito magro, como uma letra escarlate. Assim a história se desenvolve levando do leitor a refletir sobre temas importantes”, reforça a escritora.
Márcia Montenegro é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Direito Processual Civil. Já ministrou aulas em faculdades de Direito e atualmente é analista ministerial, ocupando a função de assessora jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão. l

Serviço

O quê

Lançamento do livro “O valor de cada um”, de Márcia Montenegro0

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Tempo de Ler – Golden Shopping, Calhau

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.