Universidade

Encontro no Ceuma debate direito das pessoas com deficiência

Em palestra foi mostrada à comunidade acadêmica o comportamento intolerante de indivíduos quanto a essa realidade e alertou os estudantes sobre a diversidade social

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Participantes do evento promovido pela Universidade Ceuma, em São Luís
Participantes do evento promovido pela Universidade Ceuma, em São Luís (Divulgação/Ceuma)

SÃO LUÍS - O curso de Direito da Universidade Ceuma promoveu o dia Regresso, no auditório Expedito Bacelar, Campus Renascença. O evento contou com a participação da ex-aluna da instituição, Isabelle Passinho, que é especialista em Direito do Consumidor e proferiu a palestra "O direito das pessoas com deficiência"

Isabelle Passinho, em sua palestra, mostrou à comunidade acadêmica em geral o comportamento intolerante de indivíduos quanto a essa realidade e alertou os estudantes sobre a diversidade social.

A pesquisadora na área de acessibilidade destacou ainda que o Direito, como um fato social, precisa, necessariamente, atender a essa expectativa e que todas as pessoas precisam ter acesso aos seus direitos. “Embora o direito das pessoas com deficiência esteja hoje voltado aos direitos humanos, dificilmente alguém entra na graduação vendo essa área como um ramo dessa profissão. Todavia, existe uma legislação institucional, infraconstitucional e tratados internacionais que pautam o direito das pessoas com deficiência e que tem sido amplamente discutida no Brasil”, relatou a especialista.

Importância

De acordo com a professora Cristiane Caldas, coordenadora de Atividades Complementares do curso de Direito da Universidade Ceuma, a palestra fez parte de um projeto do curso que evidencia os egressos. Ela ressaltou ainda que o assunto debatido é extremamente importante, pois reflete a garantia de direitos dos cidadãos. “Atualmente, observa-se cotidianamente em estacionamentos pessoas que não possuem deficiências e que mesmo assim param seus carros em vagas proibidas. Isso não pode mais acontecer. Cabe a cada um de nós termos a consciência apurada para que possamos fazer a diferença. Assim como Isabelle explicou na palestra, precisamos ter sensibilidade em olhar para o outro de forma igual como cidadão em sociedade”, ressaltou.

Nataly Martel, acadêmica do 8º período do curso de Direito, contou que a palestra serviu para mostrar a importância em cada cidadão olhar para o outro com respeito e superação de discriminações, preconceitos, segregações, falta de oportunidades e, que desse modo, todos conquistarão um caminho mais justo e igualitário em sociedade. “Para mim, as questões sobre acessibilidade foram as mais interessantes, pois além de ser um direito garantido em lei e por ser dever do Estado promover o acesso aos bens e serviços coletivos, nós, como cidadãos, devemos também contribuir para que a acessibilidade dessas pessoas seja feita de forma efetiva, segura e eficaz”, declarou Martel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.