Literatura

Páginas de superação

A escritora Milena Carvalho aborda o tema da violência sexual na autoficção “Quem é essa mulher?”, seu romance de estreia no qual fala sobre amor e esperança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
A escritora Milena Carvalho durante lançamento de seu primeiro romance em São Luís
A escritora Milena Carvalho durante lançamento de seu primeiro romance em São Luís (Milena Carvalho)

SÃO LUÍS - A maranhense Milena Carvalho transformou a dor e o sofrimento de uma violência, bem como todo o processo de cura e restabelecimento em páginas que falam para além do tema da violência contra a mulher. Em seu romance de estreia, a escritora, que também é cineasta, lança mão da autoficção no livro “Quem é essa mulher?”, para abordar o trauma de um abuso sexual e suas consequências após mais de duas décadas de silêncio.

A autoficção conta a história de Liane Truga que ainda aos 17 anos foi vítima de um crime que alterou para sempre o curso de sua vida. Após 25 anos do ocorrido, ela se vê, a partir de uma sucessão de eventos, de volta à cidade onde tudo aconteceu, ao encontro com sua irmã e seus medos. Ao deixar o lugar na tentativa de voltar para a fuga de sempre, recebe uma carta inesperada do seu antigo namorado, com quem se relacionava naquele momento, fazendo com que ela tenha que revisitar os antigos porões daquela experiência. Liane busca um reencontro consigo e, assim, a lacuna temporal entre presente e passado vai sendo preenchida.

O livro começou a ser escrito em 2016 como uma espécie de autoajuda para Milena Carvalho. “Troquei nomes e condensei diversos personagens, mas a história é real, é a minha. Comecei a escrever o texto ainda em 2012 e, a princípio, tinha o formato de uma longa carta, para mim mesma, como um processo de cura. Depois de um contato após um curso de escrita criativa, decidi transformar em livro, não sem antes conversar com a minha família que me deu todo o apoio”, diz Milena Carvalho.

Com o livro, a autora fala para muitas outras mulheres vítimas de abuso e violências. Por meio de sua personagem, aborda o amor, a superação e a esperança de quem precisou se tornar forte para prosseguir. “Quem é essa mulher?” teve o primeiro lançamento em 2017, no Rio de Janeiro em duas ocasiões, sendo uma delas com a presença do ator Antônio Pitanga, do cineasta Joel Pizzini, da escritora Lilian Fontes, além de amigos e familiares da autora. Ainda no Rio, um segundo lançamento reuniu amigos na Casa das Primas Doceria, no Complexo do Alemão, por iniciativa dos alunos do curso de escrita criativa promovido pela escritora naquela comunidade.

No Maranhão, professores, artesãos, agricultores, poetas e estudantes estiveram nos lançamentos, que aconteceram na 14ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia, em Cururupu e no Espaço Cultural e Livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), em São Luís.

Motivada pela recepção do livro pelos leitores adolescentes, a escritora foi incentivada a não dar o trabalho por encerrado no livro e em seus efeitos imediatos para si mesma. Levando em conta a necessidade de falar sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, escreveu o projeto “A Cripta da Dor”.

“Levando em conta a necessidade de falar sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, vamos realizar o projeto que consiste em rodas de leitura do ‘Quem é essa mulher?’ nas escolas, reunindo psicólogos, assistentes sociais, advogados e entidades públicas de defesa dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo é esclarecer, refletir e discutir com meninas e meninos conceitos sobre abuso e violência sexual”, pontua a escritora que iniciará as rodadas ainda este semestre, na escola Cintra.

Perfil
Milena Carvalho é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão, e em cinema pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela, em Buenos Aires. Ainda na Argentina, escreveu o longa-metragem “A Estrada”, uma homenagem à Cururupu-MA, onde viveu parte de sua infância. De volta ao Brasil, entrou para a ONG Grupo Pensar Cultural e passou a dar aulas de cinema no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. As aulas de roteiro serviram de catarse para todos os participantes, especialmente para Milena.

A personagem Liane Turga começou a ser esboçada no conto “Gado Marcado”, o primeiro publicado pela escritora. “A mulher do conto carregava muito de mim, muito embora tivesse a autonomia que tem qualquer figura ficcional, qualquer obra literária. O convívio com a personagem exigia mais, e assim nasceu Liane Truga”, diz a autora, que, além da companhia da escrita em seu constante processo de cura, contou também com ajuda profissional. O trauma pôde, assim, ser narrado até gerar uma obra completa.

Com outros seis autores, Milena Carvalho montou o coletivo Visceralistas plataforma online em que publicam textos regularmente. Publicou seu primeiro conto na antologia “Haj-nos”. “Quem é essa mulher?” é seu primeiro romance e pode ser adquirido na Livraria Amei (São Luís Shopping), diretamente com a autora por meio do e-mail contato@milenacarvalho.com e na plataforma Amazon, versão e-book.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.