Artesanato

Folclore, arte e inovação em trabalho da artesã Anatilde Silva

Artesã Anatilde Silva desenvolve um trabalho diferenciado, no qual homenageia o folclore maranhense com peças criativas, entre decorativas e funcionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Peça de Anatilde Silva homenageia o bumba meu boi
Peça de Anatilde Silva homenageia o bumba meu boi (Peça de Anatilde Silva )

SÃO LUÍS- Apresentar a cultura maranhense com pitadas de ineditismo e altas doses de criatividade é a proposta da artesã Anatilde Silva, que desenvolve um trabalho focado nas manifestações culturais locais, com peças decorativas e utilitárias, algumas delas já exportadas para outras cidades do Brasil e do exterior. As esculturas, inspiradas no bumba meu boi e em outras danças regionais, têm como matéria-prima o porcelanato e algumas transformam-se em luminárias incrementadas com luzes em led, confeccionadas, no geral, em tamanhos que chegam a 32 centímetros.

As luminárias, com base em MDF, motor de 220 volts, bateria e redoma de vidro, foram desenvolvidas com um sistema permitindo que a peça, dentro da redoma, gire em um ângulo de 360 graus. Além do próprio boi, a artesã homenageia vaqueiros, cazumbas, caboclos de pena e de fitas, índios e, também, personagens do tambor de crioula e de grupos como o Boi Barrica. Penas, lantejoulas, fitas e outros adereços complementam a inspiração. São necessários de 5 a 20 dias para a confecção de uma peça.

“Eu busquei desenvolver algo inovador e que valorizasse ainda mais os símbolos do nosso folclore, oferecendo uma outra proposta no que diz respeito à sua apresentação. Sou apaixonada pelas nossas riquezas culturais e senti a necessidade de avançar nesse conceito, que nos dá possibilidades e asas à criatividade”, destaca Anatilde Silva.

Bluetooth
A artista pretende incrementar o trabalho, associando-o à tecnologia do bluetooth. “E aí, nos teríamos uma peça com um recurso musical também, o que a deixaria ainda mais interessante e atrativa. No último São João, fizemos três exposições, sendo uma no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, e outra no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho”, disse a artesã, informando que tem peças exportadas para outros estados do Brasil, como Rio Grande só Sul, Goiás, São Paulo, Distrito Federal, e também para países como Estados Unidos e Canadá.

Anatilde Silva pretende homenagear a festa do Divino Espírito Santo. “E também quero produzir peças que destaquem os pregoeiros maranhenses, que são personagens marcantes do cotidiano das nossas cidades”, finalizou a artista, informando que as próximas exposições acontecerão de 21 a 23 de outubro, no Golden Shopping Calhau; dias 5 e 6 de novembro, no Ministério Público, e dias 6 e 7 de dezembro, também no Ministério Público, sendo que em todos os eventos, as peças serão comercializadas.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.