Violência

Em sete dias, ocorreram 11 mortes violentas na Grande São Luís

Seis ocorrências foram de homicídios dolosos, dois deles no último fim de semana; dois em acidentes de trânsito e três achados de cadáveres ainda não esclarecidos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Ilustração)

SÃO LUÍS - A violência predomina na Região Metropolitana de São Luís. Onze mortes violentas ocorreram na primeira semana deste mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A maioria desses registros foi homicídio doloso, seis casos, com 90% praticado por arma de fogo. Tivemos ainda duas mortes por acidente de trânsito e três achados de cadáver.

Somente no último fim de semana foram dois assassinatos registrados e uma das vítimas foi o mototaxista Ivaldo Sá Oliveira, de 42 anos. De acordo com a polícia, a vítima, ao passar pela Avenida Brasil, na Cidade Olímpica, foi baleado na cabeça por homens não identificados.

O mototaxista morreu no local, enquanto os suspeitos fugiram e até ontem não haviam sido identificados. A motivação para esse crime não foi revelado pela polícia. O caso está sob investigação da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP).

O outro crime do fim de semana ocorreu na noite de sábado, 6, quando foi assassinada Maria Goretti Félix Araújo, de 52 anos. A polícia informou que ela teria discutido com um homem não identificado em um bar, em Inhaúma, zona rural da capital. Durante a confusão, a mulher acabou levando mais de oito golpes de faca e morreu no local. A Polícia Civil também está investigando esse caso e ainda não há registro de prisão.

Criminalidade em alta

Nos primeiros dois dias deste mês foram registrados três homicídios dolosos. Roberth Vilela de Jesus, de 14 anos, foi apedrejado por homens não identificados na avenida Principal da Cidade Olímpica. A vítima morava no Residencial Tiradentes e ao transitar na Cidade Olímpica acabou morto ao ser apedrejado em via pública.

O corpo da vítima foi encontrado com várias fraturas externas, principalmente na cabeça e nos braços. No local do crime os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) encontraram pedras e um pedaço de papelão sujos de sangue. Há informações de que esse crime teria sido praticado por integrantes de uma facção criminosa.

Outra morte que está sendo investigada teve como vítima Jhonilson Viana da Silva, de 25 anos, pode ter sido assassinado por faccionados. Ele estava participando de um evento político no bairro da Estiva, zona rural da capital, na noite do último dia 1º, quando foi baleado após declarar que fazia parte de facção criminosa.

Também nesse dia foi morto José Caros Silva Cruz, o Sampaio, de 54 anos, no Iguaíba, em Paço do Lumiar. O delegado Felipe Freitas, lotado na SHPP, declarou que esse crime teria sido motivado por vingança. O principal acusado é um faccionado e traficante de entorpecente, cujo nome não foi revelado.

A vítima, há alguns meses, teria levado o acusado para uma emboscada e este chegou a ser baleado na perna. Após esse fato, Sampaio passou a ser ameaçado de morte. No dia 1º deste mês, ele estava nas proximidades de um mercadinho, na localidade onde morava, quando foi alvejado na cabeça pelo traficante. José Carlos morreu no local e o acusado fugiu.

Número

11

é o número de mortes violentas registrado na primeira semana deste mês na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Públiuca

Entenda

Mortes violentas na Ilha este mês

Homicídio doloso: José Carlos Silva Cruz, Jhonilson Viana da Silva, Talisson Dias Vieira, Maria Goretti Felix Araújo, Ivaldo Sá Oliveira e Roberth Vilela de Jesus;

Mortes por acidente de trânsito: Fernando Rogério Carneiro Sellares e Carlos Sandro Ferreira Galvão;

Achado de cadáver: um corpo do sexo masculino, não identificado, encontrado na Cidade Verde, em Paço do Lumiar; um adolescente, de 17 anos; e um corpo do sexo masculino encontrado no Porto da Vovó, no Bacanga.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.