Brasileirão

Botafogo e Vasco fazem clássico da pressão no Nilton Santos

Apesar de todos esses fatores, a maior preocupação dos dois times está com a zona de rebaixamento do Brasileirão, onde o Vasco aparece com 30 pontos; confronto será, às 21h, no Estádio Nilton Santos

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Joel Carli em treino do Botafogo
Joel Carli em treino do Botafogo (JOEL CARLI BOTAFOGO )

Rio de Janeiro - Um clássico onde os dois times entrarão em campo pressionados. Esta é a realidade que move Botafogo e Vasco no confronto desta terça-feira, às 21h(de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os vascaínos vivem um momento político conturbado e a delegação foi hostilizada no retorno para a casa após o empate por 1 a 1 com o Paraná Clube no Sul. O Glorioso sofreu com a eliminação para o Bahia nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Apesar de todos esses fatores, a maior preocupação dos dois times está com a zona de rebaixamento, onde o Vasco aparece com 30 pontos, três a menos que o Botafogo, 12º colocado e também próximno da pior parte da tabela de classificação. “Sabemos que temos que ganhar este jogo para não ficarmos perto da zona de rebaixamento. É um confronto direto e agora estamos fiocados apenas no Campeonato Brasileiro. Para isso é importante colocarmos em prática tudo o que foi trabalhado”, disse o volante Rodrigo Lindoso.

O clássico é tratado como decisivo também pelos vascaínos. “Ninguém tem dúvidas de que estamos em uma semana muito importante para a sequência do Campeonato Brasileiro. Temos que fazer uma boa partida, conseguir os três pontos e ganhar um moral a mais na continuidade do campeonato”, disse o zagueiro Luiz Gustavo.

Para ganhar este compromisso o Vasco aposta no poder de concentração ao longo dos noventa minutos. O time tem sofrido com gols no começo. Tentando corrigir esses erros, o técnico Alberto Valentim cobra evolução do plantel. “É importante que a gente siga trabalhando com a mesma seriedade e empenho, pois estamos conseguindo evoluir e com certeza vamos atingir os nossos objetivos. Temos que ter ainda mais atenção ao longo dos noventa minutos, pois o adversário pode ser perigoso em qualquer momento da partida”, disse Valentim.

Por falar em técnicos, eles estão de lados opostos em relação ao primeiro turno, quando os dois times se enfrentaram em São Januário e o Botafogo ganhou por 2 a 1 com gols de Kieza e Igor Rabello. Andrey descontou. Aquele jogo fez o técnico Zé Ricardo, hoje no Glorioso, pedir demissão do Vasco. O Alvinegro era dirigido justamente por Alberto Valentim, que assinou com o Cruz-Maltino após uma expedriência frustrada no mundo árabe. Valentim também levou a melhor na final do Campeonato Carioca, levando os botafoguenses ao título diante dos vascaínos dirigidos por Zé Ricardo.

Em termos de escalação, o Botafogo vai contar com o retorno do atacante Erik, que não enfrentou o Bahia por não estar inscrito pelo clube na Sul-Americana. Ele reaparece no lugar de Rodrigo Pimpão, que fica como opção no banco.

O Vasco não terá o goleiro Martín Silva, servindo à seleção uruguaia em amistosos internacionais, e nem o zagueiro Leandro Castán, que cumpre suspensão por ter sido expulso contra bo Paraná. Fernando Miguel entra no gol e o colombiano Oswaldo Henríquez ganha uma oportunidade na zaga. No meio-de-campo uma dúvida de ordem tática, com Thiago Galhardo e Andrey disputando posição.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-RJ X VASCO-RJ

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2018 (Terça-feira)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (Fifa-MG)

BOTAFOGO: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha e Luiz Fernando; Erik e Kieza
Técnico: Zé Ricardo

VASCO: Fernando Miguel, Rafael Galhardo, Luiz Gustavo, Oswaldo Henríquez e Ramon; Willian Maranhão, Thiago Galhardo (Andrey), Giovanni Augusto e Yago Pikachu; Andrés Ríos e Maxi López
Técnico: Alberto Valentim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.