Eleições 2018 em São Luís

Filas e dúvidas sobre seções marcam eleições na Ilha

Pleito nos quatro municípios da Região Metropolitana não tiveram grandes intercorrências, além da demora na votação; em alguns locais, eleitores aguardaram por mais de duas horas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - As eleições gerais na Grande Ilha foram marcadas pela grande concentração de eleitores nas seções, em especial pela manhã, preocupação com a segurança para evitar conflitos entre simpatizantes de candidatos rivais e por dúvidas quanto a mudanças nos locais de votação. O pleito nos quatro municípios da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) não teve ocorrências graves. Em alguns locais, urnas eletrônicas precisaram ser trocadas e eleitores, em especial, acima dos 70 anos, precisaram ser orientados durante o ato do voto.

Às 8h em ponto, na capital maranhense, as 2.088 seções eleitorais foram abertas. Em sua maioria, o eleitor preferiu votar pela manhã. Em uma escola estadual localizada na rua 11 do São Francisco, eleitores iniciaram os primeiros minutos da votação em busca de suas seções. Pelo menos 100 pessoas estiveram no local das 8h às 9h desejando saber onde iriam votar. “Cheguei aqui hoje [ontem] e descobri que a minha seção não era aqui. Os servidores do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] não sabem o que informar e a gente fica aqui perdido”, disse o maqueiro Celso Mendes.

Funcionários do tribunal orientavam os eleitores a consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). Outra alternativa seria ligar para o 0800 098 5000.

No Liceu Maranhense, região central, O Estado registrou vários eleitores com dificuldades para votar. Em sua maioria, os cidadãos acima dos 70 anos de idade relataram que para votar, era necessário digitar vários números (19 no total caso não haja voto nulo ou branco). “Eu, todas as vezes, me enrolo mesmo”, disse Maria Aparecida, de 72 anos, que compareceu a uma das seções da unidade estadual.

Em uma das seções da unidade de ensino, uma senhora de aproximadamente 70 anos de idade demorou meia hora para votar, o que causou insatisfação em quem estava na fila. “Os mesários deveriam orientar ela, pois a gente fica aqui na fila sem ter culpa. Está difícil votar esse ano, muita paciência”, disse Justo Jansen, de 80 anos.

Na Cohab, no Centro de Ensino Cidade de São Luís, foram registradas enormes filas. Em determinadas seções, eleitores aguardaram por mais de uma hora.

Em faculdade particular na Cohama, também foram registradas grandes filas. Na entrada da unidade de ensino, várias pessoas reclamaram do que chamaram de “desorganização”. A principal reclamação era a falta de informações acerca dos locais corretos de seções. Funcionários do TRE tentaram no local orientar eleitores.

Outros municípios
Nos demais municípios da Grande Ilha (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), a eleição foi considerada tranquila. Apesar disso, vários eleitores reclamaram do tempo de espera nas seções. Em Paço, no Centro de Ensino Luiz Sérgio Cabral Barreto, as filas eram tão grandes que algumas pessoas aguardaram debaixo de forte sol e do lado de fora. “Estou desde às sete da manhã e ainda tem 10 pessoas na minha frente”, disse José Mendes, eleitor da cidade e que estava até às 9h30 de ontem (7) aguardando para ser chamado.

Fechamento das eleições
O movimento de eleitores durante a tarde diminuiu. Em várias seções, os mesários e secretários permaneceram vários minutos sem atender ninguém. Às 17h em ponto, as seções foram encerradas. Em alguns locais, eleitores que ainda estavam no interior das seções após o horário puderam votar normalmente.

Urnas com defeito
Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação do TRE não informou o quantitativo de urnas trocadas. Até o meio-dia de ontem (7), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um total de 310 urnas – ou 0,06% do total – precisaram ser trocadas. O Estado confirmou com fontes no local que uma urna apresentou defeito nas primeiras horas de votação na escola Almirante Tamandaré, na Cohab.

Por causa do problema, alguns eleitores começaram a reclamar com os mesários. Após meia hora, a urna foi trocada e a votação transcorreu normalmente.

"Santinhos" sujaram às ruas

Sujeira
Antes mesmo do início do pleito, quem percorreu o entorno das principais seções eleitores de São Luís percebeu que vários correligionários de candidatos adotaram a velha prática de jogar “santinhos” para conquistar eleitores indecisos. O resultado disso foi um cenário de sujeira em ruas e avenidas da cidade. Na entrada do Liceu Maranhense, por exemplo, devido ao acúmulo de “santinhos”

Polícia Militar garantiu a segurança na votação
Polícia Militar garantiu a segurança na votação

Segurança
De acordo com informações do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), pelo menos 300 homens do Exército foram designados para trabalhar nas eleições deste ano em São Luís e em São José de Ribamar. Parte de tropa foi designada para atuar nas regiões da periferia da capital maranhense. Na capital, homens do

Exército foram vistos p em seções do bairro São Francisco e da região central da cidade.
Em relação ao policiamento, de acordo com o comando da PM, até o início da tarde de ontem (7), também não foram registradas conflitos entre eleitores ou tumultos provocados por quem foi votar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.