Eleição

Ibope comete equívocos em pesquisa divulgada às vésperas das eleições

Entre os pontos duvidosos há a entrevista de somente 168 eleitores de São Luís e uma margem de erro de 8 pontos percentuais para mais ou para menos

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Coligação de Roseana Sarney vê prejuízo em números equivocados
Coligação de Roseana Sarney vê prejuízo em números equivocados (roseana sarney)

A última pesquisa do Instituto Ibope sobre o cenário da disputa eleitoral no Maranhão tem sua veracidade colada em cheque. Motivo: erro na margem de erro do levantamento, proporção de entrevistas em São Luís, maior colégio eleitoral, e ainda finalização dos dados feitos baseado em pequisas de outros institutos.
O Instituto Ibope informou estas falhas no levantamento para as disputas eleitorais para o governo do Maranhão e para o Senado na pesquisa de intensão de votos divulgada na última quinta-feira, 4. A margem de erro, por exemplo, não foi de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e sim oito pontos percentuais em São Luís.
Os equívocos foram admitidos em nota enviada à coligação “Maranhão Quer Mais” pelo Instituto Ibope, que também mostrou que, na capital maranhense, maior eleitorado do estado com mais de 660 mil eleitores, foram entrevistadas somente 168 pessoas.

São Luís
“Em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que a margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”, afirmou Camila Camargo Passarelli, analista de atendimento e planejamento do instituto.
Com a margem de erro usada no levantamento, o Ibope faz com que o cenário apresentado no Maranhão tanto para o governo quanto para o Senado tenha uma variação de 16 pontos percentuais. Ou seja, o candidato à reeleição, Flávio Dino (PCdoB) – que apareceu com 59% dos votos válidos na pesquisa Ibope –, pode ter de 67% a 51% dos votos válidos.
Já a candidata Roseana Sarney (MDB), que apareceu com 32% dos votos válidos poderia ter de 24% a 40%. Cenários com pouca precisão sobre o provável resultado do primeiro turno.

Coligação “Maranhão Quer Mais” repudia levantamento

Em nota oficial encaminhada à imprensa, a coligação “Maranhão Quer Mais” afirma que o resultado da pesquisa Ibope pode influenciar no resultado das eleições, o que pode caracterizar crime eleitoral.
“É inaceitável que tal levantamento seja divulgado à população às vésperas da eleição, podendo induzir o eleitorado com dados que não condizem com as intenções de voto mostradas em pesquisas sérias, e visíveis nas atividades públicas de campanha”, diz a nota.

Sem debate

O Ibope admitiu ainda que as entrevistas feita na pesquisa podem não ter atingido os efeitos do debate da TV Mirante realizado na terça-feira, 2. “Ou seja, a pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate na capital”, explicou o Ibope.

Nota da coligação

A Coligação Maranhão Quer Mais (MDB, PV, PSD, PSC, PMB, PRP) solicitou, nesta quinta-feira (4), o detalhamento da Pesquisa Ibope registrada sob o no. MA-07570/2018, contratada pela Televisão Mirante LTDA. O requerimento foi motivado pelos números que a Coligação considera duvidosos sobre a intenção de votos divulgada pelo Instituto no Maranhão.
Como resposta (documento em anexo), o Ibope informou que “em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”.
Nas informações fornecidas, o Ibope admite a fragilidade no método utilizado para chegar ao resultado da mais recente pesquisa, que tem até 16% de possibilidade de oscilação na margem de erro e não apenas de 3 pontos percentuais como divulgado ontem. O mais absurdo: na tentativa de encontrar um cenário mais próximo do ‘real’, o Ibope decidiu comparar e equiparar seus números com os de outros institutos locais, de credibilidade sob suspeita neste processo eleitoral e cujos levantamentos foram feitos em períodos diferentes, antes do debate entre os candidatos. “A pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate”, reconheceu o Ibope. É um claro reconhecimento do Ibope de sua incapacidade de retratar a verdadeira vontade do eleitorado maranhense.
Desta forma, considerando ser público e notório que o Ibope errou na maioria das pesquisas realizadas no Maranhão, a coligação Maranhão Quer Mais repudia com veemência os números de intenções de voto para governador e senador divulgados pelo Instituto às vésperas do primeiro turno das eleições.
É inaceitável que tal levantamento seja divulgado à população às vésperas da eleição, podendo induzir o eleitorado com dados que não condizem com as intenções de voto mostradas em pesquisas sérias, e visíveis nas atividades públicas de campanha.
Por todo o exposto, repudiamos a pesquisa do Ibope e conclamamos a população a registrar nas urnas o verdadeiro desejo de votar em Roseana Sarney para governadora e em Sarney Filho e Edison Lobão para o Senado
.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.