Eleições 2018

Eleitor que votará na Ilha tem perfil jovem e média instrução

Perfil é traçado a partir dos dados do TSE acerca dos eleitores da cidade; 13,1% do total dos aptos a comparecer às urnas possuem ensino superior completo; tribunal registra ainda que 45 pessoas deverão votar com o chamado nome social

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Andressa  Sheron Santana avalia que a possibilidade do uso do nome social é um avanço
Andressa Sheron Santana avalia que a possibilidade do uso do nome social é um avanço (Andressa Sheron)

Levantamento feito por O Estado, a partir de dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta o eleitor que votará na Ilha com perfil considerado jovem, nível médio de instrução, é solteiro e predominantemente do sexo feminino. No total, de acordo com o TSE, 56 pessoas serão identificadas nestas eleições nos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), por meio do chamado “nome social”, ou seja, o nome pelo qual transexuais, travestis ou de qualquer outro gênero são chamados no cotidiano.

Somente na capital maranhense, segundo o site oficial do TSE, 692.497 pessoas poderão votar nas eleições gerais deste ano (zonas e seções eleitorais). Deste total, 691.537 (ou 99,86%) estão cadastrados na identificação biométrica, o que representa um acréscimo nos últimos quatro anos (quando foram registradas as últimas eleições gerais) de 72.799 novos eleitores identificados pelo reconhecimento digital. Ainda de acordo com o levantamento com base nas informações do tribunal, o eleitorado ludovicense é, em sua maioria, feminino. De acordo com dados do TSE, 378.505 pessoas aptas a votar se autodeclararam mulheres. Enquanto outros 313.992 se registraram como homens.

Considerando o grau de instrução, de acordo com o levantamento, a maioria do eleitorado ludovicense possui ensino médio completo (294.785 no total). Apenas 91.260, ou seja, 13,1% do total dos aptos a comparecer às urnas, possuem ensino superior completo. Há ainda o perfil de eleitores na cidade que não sabe ler ou escrever. De acordo com o TSE, aproximadamente 1% (ou 7.558 pessoas) possui este perfil. Outros 19.170 eleitores de São Luís saber ler e escrever, mas não concluíram sequer o ensino fundamental.

A maioria dos eleitores – 169.128 – está na faixa etária (antes das eleições) entre 25 e 34 anos. Outras 157.148 pessoas estão no perfil entre 35 e 44 anos. Segundo números do TSE, 6.465 pessoas possuem 16 ou 17 anos de idade o que, para a Constituição, caracteriza o eleitor que votaria de maneira facultativa (não-obrigatória). Essa condição também inclui, ainda de acordo com a Constituição brasileira, as pessoas acima dos 70 anos de idade.

Pessoas com deficiência
No total, 4.193 pessoas com deficiência deverão votar nas seções eleitorais ludovicenses. Destas, 1.711 comprovaram que possuem deficiência de locomoção. Outros 656 são cegos e 480 são surdos.

Nome social
O Tribunal Superior Eleitoral registra ainda que 45 pessoas na capital maranhense deverão votar com o chamado nome social. Incluindo os demais municípios da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), serão 56 no total. Nos demais municípios, são 51 pessoas que poderão votar nesta situação. A opção de incluir o nome no título é garantida desde o dia 19 de abril deste ano, quando foi divulgado documento que tratou do assunto. À época, o TSE abriu prazo até o dia 9 de maio para que a alteração fosse feita.

Andressa Sheron Santana votará com o nome social. Ela – que é presidente da Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra) – afirmou a O Estado que a possibilidade do uso do nome social é um avanço. Porém, para ela, ainda são necessários alguns ajustes. “Por exemplo, para o Tribunal [Regional Eleitoral], ainda consta por exemplo o nosso nome civil. Ou seja, ainda seria necessário ajustar no cartório para que essa possibilidade fosse plena”, disse.

Para ela, será uma grande novidade apresentar o nome social, na hora da votação. “Será uma grande coisa e, com certeza, outras em meu lugar deverão considerar também”, disse. Ela incentivou para que outras pessoas interessadas no uso de seu nome social procurem os seus direitos. “É uma obrigação, penso, ir atrás deste direito”, finalizou.

Por estado civil
Considerando este cenário, a grande maioria do eleitorado de São Luís (tanto masculino quanto feminino) é solteira. Somando os dois gêneros, são 500.325 pessoas que se definiram pelo estado civil. Outras 167.299 pessoas estão definidas como casadas. No caso dos homens, 4.100 se declaram divorciados e outras 1.379 estariam “separadas judicialmente”.

Estrutura total
Segundo o TRE, apenas na capital maranhense, serão disponibilizados no total 260 locais de votação. Somente na cidade, serão 2.088 seções, das 15.830 disponíveis em todo o estado. Os eleitores poderão contar na capital com o auxílio de 8.352 eleitores, que se prontificarão a exercer a cidadania neste domingo (7). Outras 671 pessoas – entre servidores do Tribunal Regional Eleitoral efetivos, cedidos e requisitados estarão mobilizados para trabalhar. Na capital, são seis zonas eleitorais e, no Maranhão, 19.752 urnas eletrônicas serão usadas.

Pelo aplicativo
Em dezembro do ano passado, a Justiça Eleitoral lançou o e-Título – aplicativo que permitirá que os eleitores acessem via digital o título de eleitor. Em São Luís, a expectativa é de que a maioria dos votantes use o recurso para facilitar o atendimento na seção.

De acordo com informações do TSE, para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível no Google Play e App Store. Ainda segundo a Justiça, ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, nome, filiação (pai e mãe) e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

LEIA TAMBÉM:

Jovens e idosos: 52.541 eleitores facultativos em SL

Maranhão
No Maranhão, de acordo com o TSE, 4.537.237 pessoas estão aptas a votar neste domingo (7). Destas, 3.380.833 estão inseridas no sistema biométrico, ou seja, o reconhecimento da identidade do eleitor através da leitura de sua impressão digital. Outras 1.156.404 não estão incluídas na biometria. De acordo com a assessoria do TRE, estas pessoas poderão votar. Ainda de acordo com o TSE, 92 municípios do estado do Maranhão estão no rol daqueles com biometria. Outras 72 cidades estão sem biometria e 53 são definidos pela Corte como “híbridos”, ou seja, com eleitores dos dois perfis e que podem ser identificados pelo procedimento digital e pelo trâmite tradicional de identificação.

Outros municípios da Ilha
Em São José de Ribamar, de acordo com o TSE, serão 100.253 eleitores. Destes, de acordo com o tribunal, são 100.149 cadastrados no sistema biométrica. No total, 477 pessoas que votarão no município balneário se declaram com deficiência. Destes, 189 possuem deficiência de locomoção e outras 97 são consideradas cegas.

A maior parte do eleitorado ribamarense possui ensino médio completo (40.169). Outras 18.707 pessoas têm ensino fundamental incompleto. Ao todo, 2.453 pessoas deverão votar na cidade e são consideradas analfabetas. De acordo com o TSE, 40.679 mulheres que declaram ser solteiras estão aptas a votar na cidade. A predominância de solteiros em São José de Ribamar também prevalece no público masculino da cidade (35.121).

Em Paço do Lumiar, segundo o tribunal, 62.922 estão aptas a votar. Destas, 99,91% com biometria. Outras 57 pessoas não foram incluídas no novo sistema. No entanto, conforme orientação do TRE, terão direito de exercer a cidadania. Segundo o TSE, 288 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Quanto ao grau de instrução, de acordo com o tribunal, 26.192 eleitores de Paço do Lumiar têm ensino médio completo. Em contrapartida, apenas 3.137 pessoas informaram ter ensino superior completo e votarão na cidade.

Em Raposa, de acordo com o TSE, são 18.090 pessoas aptas a votar nestas eleições. Deste total, 18.055 pessoas cadastradas no sistema biométrico. Outras 35 pessoas votam na Raposa, no entanto, não estão incluídas no sistema biométrico. De acordo com o tribunal, 91 pessoas declaram ter algum tipo de deficiência e poderão votar no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.