Sorteio

Sorteio define grupos de Sampaio Corrêa e Moto Club na Copa do Nordeste 2019

Maranhenses se enfrentam na primeira fase; atual campeão, Sampaio domina seleção do torneio em 2018.

Gustavo Arruda / OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Copa do Nordeste Nordestão)

MACEIÓ – Depois da realização de uma fase preliminar entre abril e maio, a Copa do Nordeste 2019 teve os seus grupos sorteados na noite desta quinta-feira (4), em evento no Teatro Gustavo Leite, em Maceió. Com 16 clubes participantes, a maior competição regional do futebol brasileiro terá uma mudança importante na próxima temporada: para aumentar o número de jogos na primeira fase e garantir clássicos no início da competição, a organização da “Lampions League” dividiu os participantes em dois grupos, colocando equipes do mesmo estado em chaves diferentes. Em 2018, os clubes foram divididos em quatro chaves.

Antes do sorteio dos grupos da Copa do Nordeste, foi divulgada a seleção da competição em 2018. Atual campeão e primeiro clube maranhense a faturar o título regional, o Sampaio Corrêa emplacou oito atletas na equipe ideal do Nordestão: o goleiro Andrey, os zagueiros Joécio e Maracás, o lateral esquerdo Alyson, os meias Fernando Sobral, João Paulo e Marlon, e o atacante Uilliam. Além de melhor goleiro da Copa do Nordeste, Andrey também foi escolhido o melhor jogador do torneio. Técnico do Sampaio no título nordestino e hoje no Londrina, Roberto Fonseca também foi lembrado na seleção da Lampions League.

Melhor maranhense no ranking de clubes da CBF e classificado após eliminar o River na fase preliminar, o Sampaio Corrêa ficou no Grupo A da Copa do Nordeste, ao lado do tradicional Vitória (BA), um dos representantes da região na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e do Fortaleza (CE), líder isolado da Série B. O grupo do Bolivão também conta com Santa Cruz, CRB, Salgueiro, Sergipe e Altos.

Campeão maranhense de 2018, o Moto Club retorna à Copa do Nordeste após uma temporada de ausência. O Papão do Norte está no Grupo B, ao lado de Bahia e Ceará, que disputam a Série A do Brasileiro, e do CSA, atualmente no G4 da Série B. A chave rubro-negra é completada por Náutico, ABC, Confiança e Botafogo-PB.

Na fase de grupos da Copa do Nordeste, os clubes enfrentam os adversários de outra chave, totalizando oito rodadas. Dessa forma, Sampaio Corrêa e Moto Club farão um Superclássico já na fase inicial da Lampions League. Os quatro times de melhor campanha em cada grupo avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogo único, assim como as semifinais. A decisão do Nordestão, por sua vez, terá duas partidas.

O campeão da Copa do Nordeste de 2019, além da premiação total entre R$ 2 milhões e R$ 3,5 milhões, garante uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020. Nesta temporada, o Sampaio Corrêa conquistou o título inédito do Nordestão em decisão contra o Bahia, com uma vitória por 1 a 0 em São Luís e um empate sem gols na Arena Fonte Nova.

Confira os grupos da Copa do Nordeste de 2019:

Grupo A: Santa Cruz, Vitória, CRB, Sampaio Corrêa, Fortaleza, Salgueiro, Sergipe e Altos

Grupo B: Bahia, Ceará, Náutico, ABC, Confiança, Botafogo-PB, CSA e Moto Club

Seleção da Copa do Nordeste 2019:

Goleiro: Andrey (Sampaio Corrêa)

Laterais: Nino Paraíba (Bahia) e Alyson (Sampaio Corrêa)

Zagueiros: Joécio (Sampaio Corrêa) e Maracás (Sampaio Corrêa)

Volantes: Régis (Bahia) e Fernando Sobral (Sampaio Corrêa)

Meias: João Paulo (Sampaio Corrêa) e Marlon (Sampaio Corrêa)

Atacantes: Arthur (Ceará) e Uilliam (Sampaio Corrêa)

Técnico: Roberto Fonseca (Sampaio Corrêa)

Melhor jogador: Andrey, goleiro do Sampaio Corrêa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.