COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
RICARDO GEROMEL é palestrante, empreendedor e expert em negócios na China, além de autor do best-seller “Bilionários”. Ele estará em São Luís comandando o evento China Day, a convite da escola COC São Luís
RICARDO GEROMEL é palestrante, empreendedor e expert em negócios na China, além de autor do best-seller “Bilionários”. Ele estará em São Luís comandando o evento China Day, a convite da escola COC São Luís

Evento China Day
A Escola COC São Luís tem investido forte para promover eventos com alguns dos mais inspiradores empreendedores e palestrantes da atualidade, experts em inovação, carreiras e mercado global.
Depois do sucesso do evento com o empreendedor e autor Maurício Benvenutti, radicado no Vale do Silício (EUA), chegou a vez do evento China Day - Futuro, Inovação e Tecnologia: O Poder da China, que terá como palestrante o empreendedor e best-seller Ricardo Geromel, autor do livro Bilionários; colunista da Revista Forbes, e atual Head da empresa StartSe na China.
O evento, na próxima terça-feira, visa inspirar os maranhenses, em especial os alunos e professores do COC São Luís, e mostrar toda a força do empreendedorismo globalizado, o poder do conhecimento e da tecnologia para gerar riqueza e inovação mundial.

Premissas e conclusões
Nas últimas semanas, as redes sociais viraram terreno para embates políticos do tipo “a cobra está fumando”, aglutinando radicais, direitistas, esquerdistas, moderados e por aí vai. Cidadãos de todo calibre surgem “gritando” para defender
os seus candidatos.
E quando os ânimos se exaltam, o que se vê são perfis de todos os tipos se digladiando para convencer ou vencer o interlocutor pelo cansaço.
Muitos se alteram e tascam as letras maiúsculas para denotar o seu furor em um dado pensamento. Outros, dão um basta nos insultos bloqueando os que passam do limite e partem para ofensas pessoais ou coisas do tipo, descendo metros até as
profundezas da deselegância.
É uma verdadeira patuscada de intrigas entre os que pensam assim e os que pensam assado, os que são a favor e os que são contra e aqueles que não admitem opiniões diferentes das suas, fato que resulta em um jogo infindável de premissas e conclusões.

Zé Ramalho na Ilha
Para alegria de quem aprecia a melhor música popular brasileira, uma das maiores potências vocais do Brasil está agendada para desembarcar em São Luís no
dia 17 de novembro.
É o cantor Zé Ramalho, que fará um show exclusivo, no estacionamento do Shopping da Ilha, sob os auspícios da Casa das Dunas. Ele vem para celebrar, em cinco horas de festa, seus 40 anos de carreira.
O anúncio do show bombou nas redes sociais porque o mestre trovador está há 7 anos sem pisar nos palcos maranhenses. Ou seja, é quase uma profecia dos contos ficcionais.
Mas o Maranhão agradece o retorno desta pérola do cancioneiro brasileiro, que tem um repertório dos mais aplaudidos e marcantes dentre todos os portfólios de artistas brazucas.

Aplicativo nas eleições
Tudo parece ser mais fácil e prático nos tempos de hoje. E há casos em que a agilidade das geringonças tecnológicas ajudam e muito. No próximo domingo, por exemplo, teremos um ótimo aliado.
É que a Justiça Eleitoral disponibilizou um aplicativo para permitir aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das eleições 2018.
A ferramenta é uma versão atualizada do Apuração 2014, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Banheiro de bolso
Sem privada, sem torneira para lavar as mãos e sem qualquer instalação hidráulica. O banheiro de bolso promete não deixar ninguém apertado esperando na fila.
O produto funciona como uma espécie de fralda que absorve a urina. Com o formato de um envelope – que abre como uma carteira –, é composto internamente por uma manta de celulose reciclada.
Cada pacote do “Número 1”, como é chamado o projeto desenvolvido pelo empresário catarinense Flavio Boabaid, pode absorver até 700ml.
– É utilizada uma embalagem de plástico reciclado e biodegradável, que pode ser descartada no lixo convencional e que se decompõe mais rapidamente no ambiente – explica.
Não há o que não haja.

Caravana Pão Com Ovo
Os números impressionam, mas é na emoção do púbico e na resposta de multidões de pessoas que vão prestigiar as apresentações que entendemos a importância do projetocultural Caravana Pão com Ovo que esse ano chega à sua quarta edição e vai percorrer mais de 3 mil quilômetros em 8 cidades maranhenses, no período
de 13 a 27 de outubro.
Democratizar o teatro maranhense, gratuito e de qualidade, além de levar lazer e diversão para pessoas de todas as idades são as metas desse ousado projeto
capitaneado pelos atores César Boaes, Adeílson Santos e Charles Jr., da Cia. Santa Ignorância,
autora da peça “Pão com Ovo”.
Os temas encenados e que levam as pessoas às gargalhadas, ao mesmo tempo as fazem refletir sobre questões sérias como a falta de qualidade do atendimento, violência contra a mulher, preconceitos sociais e corrupção, entre outros.
A estreia será no dia 13 de outubro (sábado) na Praça da Cultura, no Centro de Buriticupu.

Voto no interior
A partir de hoje estarão transformados num verdadeiro “Deus nos acuda” os principais trechos de saída da cidade. É que parcela significativa da população vota em cidades do interior e a debandada geral já começou. Aliás, parece que as passagens de ferry-
boats para este domingo já estão praticamente esgotadas. Estima-se que pelo menos 44 mil pessoas utilizarão o serviço de travessia entre hoje e segunda-feira.

TRIVIAL VARIADO

O presidente a ser eleito enfrentará o Congresso com piso escorregadio, o sistema tributário inadequado, a Previdência Social quebrada, a manutenção da inflação em patamar baixo, a Educação desmantelada e a Saúde Pública sofrendo espasmos. Isso,
para começar.

Ciro Gomes concebeu uma fórmula ousada para salvar os 62 milhões e 900 mil devedores com ficha no Serviço de Proteção ao Crédito, cuja conta vai a 274 bilhões de reais. Estava otimista com a repercussão, mas não cresceu nas pesquisas como esperava. Ou seja: ninguém acreditou.

O MDB, desde o lançamento, sabia que a candidatura de Henrique Meirelles não iria decolar. Agora, está voltado à manutenção ou crescimento de sua bancada na Câmara, atualmente composta por 51 deputados federais. Servirá como base de cálculo para distribuição do Fundo Partidário. É o oxigênio sem o qual as siglas
ficam sufocadas.

O relógio corre. No cassino eleitoral, restam 48 horas para as últimas cartadas. Não há lexotan que consiga diminuir tanta ansiedade.

Ao identificarem um crescimento continuado de Jair Bolsonaro (PSL) nos últimos dias diante da estagnação de Haddad (PT) os institutos de pesquisa remetem para uma possibilidade técnica na reta final: a vitória de Jair Bolsonaro ainda no primeiro turno. Disso todo mundo já sabia.

O Tribunal de Justiça do Maranhão é mais um que se veste de rosa na luta contra o câncer de mama. O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Serão 25 teclas apertadas na urna eletrônica para quem votar em presidente, dois senadores, governador, deputado federal, deputado estadual e os respectivos “confirma”. Além da cola, será preciso ter paciência. A tendência é de formação de filas em boa parte dos locais de votação. Em um eventual segundo turno, serão, no máximo, seis teclas a digitar.

DE RELANCE

Escola exponencial
Se o mundo tem mudado a uma velocidade avassaladora na atual Era da Informação, a educação que vai formar os futuros cidadãos que farão a diferença nesse universo globalizado precisa mudar e muito, de forma urgente e complexa. Em sintonia com essa realidade, e sempre visando estar na vanguarda educacional, o Colégio Dom Bosco realizou uma extensa pesquisa internacional sobre as inovações adotadas por países que lideram o ranking dos melhores resultados mundiais de educação, a exemplo da Finlândia, Singapura, Itália e Estados Unidos. E agora, fruto desse estudo internacional e adaptado à nossa realidade e necessidades, o Colégio Dom Bosco acaba de lançar sua proposta pedagógica para 2019.

Escola exponencial 2
No assunto: trata-se de uma revolucionária proposta de oferecer a pais e alunos os benefícios de uma Escola Exponencial. Para tirar dúvidas e explicar em detalhes o conceito dessa novidade e quais as inovações impactantes que chegam ao Dom Bosco já em 2019, a escola promove dois eventos voltados para pais de alunos e outro para o público externo, interessado em conhecer melhor a escola. Um, para Pais de Alunos na próxima segunda-feira; o outro, no dia seguinte, aberto a todos os interessados que ainda não tenham filhos matriculados na escola.

Nome social valendo
Estas eleições serão históricas para muita gente. Graças à democracia e aos direitos humanos, transsexuais poderão se apresentar nas seções eleitorais pelo nome social. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) reconheceu a opção pela autoidentificação e autorizou a solicitação, por parte de transexuais e travestis, para votarem usando o nome social escolhido.

Uma incógnita
Apesar das pesquisas, parece uma incógnita o desfecho das eleições para a Presidência da República. O petista Fernando Haddad (PT) aparece na listagem entre 20% e 25%, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), exibindo-se na proa, embora tenda a perder em um suposto segundo turno. No entanto, muitos preferem acreditar que o candidato do PSL leve a faixa no primeiro round.

Lei Seca no domingo
No próximo domingo, tudo vai girar em torno das eleições e é preciso ficar atento à Lei Seca, nome popular que se dá à proibição da venda, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas na data da eleição, até às 17h. A Lei Seca é uma das aplicações do
artigo 347 do Código Eleitoral, que fala sobre desobediência a ordens ou instruções da Justiça Eleitoral. Mas a tal lei não é igualmente válida em todo o Brasil. A decisão de proibir ou não a venda, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública
de cada Estado.

Dos Contribuintes
Li algo que achei pertinente. Dizia mais ou menos assim: que o desleixo dos candidatos faz renascer a proposta de criação do chamado Partido dos Contribuintes, cuja legenda reuniria trabalhadores, empresários, pobres, ricos, pretos, brancos, amarelos, direita, centro e esquerda. E que o estatuto teria dois artigos fundamentais, sendo o primeiro, defender de arbitrariedades os que sustentam, muitas vezes sem saber, a máquina pública; e o segundo, a constante vigilância para que seja alcançado o equilíbrio orçamentário, única forma de não endividar mais o país.

Maranhão Turismo
Recebi ontem, das mãos da própria jornalista responsável, durante o agradável almoço árabe do Rio Poty Hotel, a nova edição da revista Maranhão Turismo. A publicação está sendo bastante elogiada e inclusive circulou na edição deste ano da ABAV Expo Internacional de Turismo. O evento foi realizado em São Paulo, de 26 a 28 de setembro, com a presença de agentes de viagens de todo o Brasil e de outros países.

Erro de cálculo
Leitor da coluna que esteve há poucos dias em Buenos Aires, comenta: enganou-se redondamente quem imaginava o ocaso do peronismo, o mais antigo e bem estruturado dos movimentos populistas da América Latina. Cristina Kirchner, mesmo envolvida em denúncias de corrupção, concorrerá novamente à presidência da Argentina, com chances de derrotar Mauricio Macri em outubro do próximo ano.

Para escrever na pedra:
“Lembre-se sempre de que o mais importante de um casal não é a felicidade e sim a estabilidade”. De Gabriel García Márquez em O Amor nos Tempos de Cólera.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.