Revanche

Corinthians e Flamengo se reencontram em São Paulo

Se no mata-mata o Timão levou a melhor e eliminou o rival, no Brasileirão o Rubro-Negro, que vem de empate sem gols com o Bahia, está melhor colocado, na quinta posição, com 49 pontos, cinco a menos que Palmeiras e Inter

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Dorival Júnior, que foi contratado na semana passada após a eliminação para o próprio Timão
Dorival Júnior, que foi contratado na semana passada após a eliminação para o próprio Timão (Flá h)

São Paulo - Pouco mais de uma semana depois de terem se enfrentado pelas semifinais da Copa do Brasil, Corinthians e Flamengo se reencontram nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), em um dos duelos que abrem a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Se no mata-mata o Timão levou a melhor e eliminou o rival, no Brasileirão o Rubro-Negro, que vem de empate sem gols com o Bahia no Nordeste, está melhor colocado, na quinta posição com 49 pontos, cin­co a menos que Palmeiras e Internacional, que dividem a liderança. Já o Timão aparece na nona posição, com 35 pontos, e vem de um
0 x 0 com o América-MG em Minas Gerais.

Os dois clubes estão convivendo com treinadores que assumiram o cargo há pouco tempo. Mas neste quesito Jair Ventura, que assumiu o time no mês passado, parece mais adaptado ao Corinthians do que Dorival Júnior, que foi contratado na semana passada após a eliminação para o próprio Timão, o que gerou a demissão de Maurício Barbieri. Dorival aposta na continuidade para fazer uma boa reta final. “O que estamos treinando vinha sendo trabalhado pelo Barbieri, com certeza. Temos maneiras semelhantes de pensar. Acredito que podemos fazer um bom jogo contra o Corinthians”, disse Dorival.

Jair Ventura, por sua vez, aposta na cobrança. “Sou um cara tranquilo, mas que costumo cobrar bastante em busca da evolução. O meu objetivo é sempre apresentar um futebol melhor do que no jogo anterior e quero um bom desempenho contra o Flamengo”, disse Jair.

O clima de cobrança é encarado com naturalidade pelos corintianos, que garantem viver um grande ambiente nesta reta final. “A gente sempre teve um ambiente muito bom. Quando as coisas não acontecem bem, você fica mais preocupado, acaba tendo uma cobrança maior. Mas o ambiente é bom, o pessoal que está chegando também ajuda a melhorá-lo ainda mais. Os resultados ajudam no ambiente e trazem mais confiança. Isso é fundamental. Se hoje estamos numa final acho que isso tem relação. E não só nesse ano, em outras vezes colocavam a gente como zebra e acabamos chegando, o ambiente bom faz muita diferença”, avaliou o goleiro Cássio.

Já sem muitas expectativas no torneio de pontos corridos, o Timão tenta deixar seu elenco o mais preparado possível para a decisão da Copa do Brasil, que terá seu primeiro jogo na quarta-feira, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. A ideia é encaixar cada vez mais o estilo de jogo proposto pelo técnico Jair Ventura.

Em termos de escalação o Corinthians tem retornos importantes. Poupados no último sábado, contra o América-MG, o lateral-esquerdo Danilo Avelar, o volante Douglas e o meia Jadson reaparecem. A princípio, a única ausência fica pelo lateral-direito Fagner. Em tratamento de uma fibrose no músculo posterior da coxa esquerda, o atleta da Seleção Brasileira tenta se recuperar nos próximos dias. O volante Gabriel segue improvisado no setor.

No Flamengo, o atacante Vitinho, que chegou a ser dúvida por conta de dores na coxa esquerda, se recuperou e vai a campo, ao contrário do meia Diego, se recuperando de dores na coxa direita e que foi vetado. Willian Arão segue no time, assim como o goleiro César, já que Diego Alves, com dores no ombro direito, não foi relacionado.

A única dúvida está na proteção aos zagueiros. O volante colombiano Gustavo Cuéllar será julgado nesta sexta-feira por sua expulsão contra o Atlético-PR, derrota por 3 x 0 no Sul. Se for condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o paraguaio Piris da Motta assume a vaga.

Além dos confrontos pela Copa do Brasil, que terminaram 0 x 0 na ida no Rio de Janeiro e 2 x 1
Corinthians em São Paulo, as duas equipes se enfrentaram no Maracanã no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, os cariocas levaram a melhor e ganharam por 1 x 0. Felipe Vizeu, hoje na Udinese da Itália, fez o único gol do jogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.