Novas culturas

Alunos paulistas embarcam em intercâmbio solidário a Barreirinhas

Superando o número de participação do ano passado, o Instituto Brasil Solidário começa nesta segunda-feira, 8, a programação com alunos do ensino médio da capital paulista, numa imersão social e cultural no interior do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Estudantes paulistas voltam a Barreirinhas nesta segunda-feira,  para o Intercâmbio Solidário
Estudantes paulistas voltam a Barreirinhas nesta segunda-feira, para o Intercâmbio Solidário (intercâmbio solidário)

Uma semana de ação solidária e muito aprendizado, com oficinas sendo promovidas dentro de escolas públicas do interior do Maranhão. O Programa Intercâmbio Solidário - Learning Journey Brasil, do Instituto Brasil Solidário - começa nesta segunda-feira (8) e segue até dia 12 de outubro, levando 28 estudantes do Colégio Miguel de Cervantes, da capital paulista, para uma ação que une turismo, empreendedorismo e voluntariado no combate à desigualdade no Brasil.

Os participantes, que estão na fase crucial do ensino médio e têm à frente os desafios da futura vida acadêmica, participam de uma tutoria, com integrantes do Instituto, e embarcam numa proposta que vai além do olhar turístico de quem visita pela primeira vez outra realidade. A ideia é permitir ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos alunos, numa imersão cultural e educativa da comunidade local e das escolas públicas que recebem ações sociais do Instituto Brasil Solidário, em alguns dos municípios brasileiros onde a organização atua.

Diante do sucesso da ação nos últimos dois anos, no município de Barreirinhas, a atividade será realizada novamente no mesmo percurso, desta vez com um número maior de alunos, que terão a oportunidade de ver de perto a continuidade em formações que vêm transformando a educação de várias escolas do Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE, do IBS.

Além das oficinas ministradas pelos profissionais do instituto, os estudantes participantes, que vão do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, dentro de suas habilidades e em um exemplo de protagonismo, escolhem como podem ajudar no processo de oficinas práticas. As atividades ministradas pelos alunos envolvem desde aulas de dança, gincanas, arte e pintura facial até oficinas de ciências, ballet e confecção de bijuterias.

Oficinas
As atividades acontecem ao mesmo tempo que são realizadas algumas das formações do IBS ajustadas ao programa de intercâmbio, com oficinas de fotografia, educação ambiental, projeto emplaque o bem, corte-costura com produção de fantoches e ações de comunidade na escola, envolvendo alunos, educadores e os familiares.

Para este ano, a programação inclui ainda atividades com temas atuais, como palestras e debates sobre cidadania, jornalismo e fake news, abordando um panorama geral sobre as atividades jornalísticas, com apresentação de cases de fake news e plágios, muito comuns no período eleitoral e que pedem atenção redobrada da sociedade. A oficina de teatro também surge novamente como atividade, ampliando as ações de arte e cultura das formações.

O roteiro permite ainda um turismo solidário, que leva os estudantes para visitas a diversos povoados da região que faz fronteira com o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, onde eles podem conhecer de perto desde a sua culinária, o artesanato, a visita as casas de farinha, até rodas de conversa com os gestores e lideranças comunitárias desses locais.

Eles irão acompanhar, ainda, a premiação de concursos de redação e a doação de livros em oito escolas diferentes no município, além de brinquedos que serão entregues nas comunidades, para cerca de 300 famílias da região. Mobilização essa que teve início no primeiro semestre junto à todas as famílias do Colégio Miguel de Cervantes e que reuniu, em campanhas com as famílias dos adolescentes, livros, brinquedos e materiais de apoio que agora chegam ao destino do projeto de Intercâmbio Solidário.

“O projeto desperta nesses alunos um outro olhar, que permite inclusive causar reflexões importantes nas escolhas desses jovens e atitudes dentro de casa. É um projeto de vivência de base, quando mostramos a eles a importância de conhecer a fundo o Brasil real, distante dos grandes centros, mas que representa cerca de 95% da realidade do país. A mobilização junto às famílias na arrecadação de livros e brinquedos sela o compromisso de que podemos juntos fazer a diferença, trazendo um sentimento de amor e união à população dentro de diferentes realidades socioeconômicas presentes em nosso país”, ressalta o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.


SAIBA MAIS

Brasil Solidário, em longa data no Maranhão
A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras maranhenses. Conceitualmente, o IBS surgiu em 1998 e 2000, a partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do instituto, quando foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 estados do Brasil, entre eles o Maranhão. Durante esse percurso, foi possível registrar as condições de vulnerabilidade social em várias regiões, principalmente relacionadas à educação. Essa experiência fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o estado do Maranhão, levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.