Criminalidade

Três assassinatos marcam o início de outubro na Grande Ilha

Três pessoas foram executadas nos dias 1º e 2 deste mês no Iguaiba, Estiva e Cidade Olímpica, onde um jovem de 14 anos foi encontrado morto em via pública

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Jhonilson Viana da Silva que foi morto por facção na Estiva
Jhonilson Viana da Silva que foi morto por facção na Estiva (Jhonilson)

SÃO LUÍS - O mês de outubro começou violento na Região Metropolitana de São Luís. Nos dois primeiros dias foram registrados três assassinatos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ainda ontem não havia registro de prisão dos acusados desses crimes. Uma das últimas vítimas foi o adolescente Roberth Vilela de Jesus, de 14 anos, ocorrido na noite de terça-feira, 2, no bairro Cidade Olímpica, área da Cidade Operária.

O corpo do menor foi encontrado em via pública ensanguentado e marcas da violência, principalmente na cabeça, incluindo o ouvido. No local havia pedras, papel e a parede de uma residência sujos de sangue. A área foi isolada por uma guarnição da Polícia Militar até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), para a perícia.

De acordo com as informações da polícia, a vítima, que residia no Residencial Tiradentes, foi apedrejado pelos criminosos ao transitar por uma das ruas da Cidade Olímpica. Após a ação criminosa, os acusados fugiram. A motivação para o crime até ontem era desconhecida. O caso está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP).

Facção criminosa

A SHPP também está trabalhando para identificar os dois criminosos acusados de terem assassinado a tiros Jhonilson Viana da Silva, de 25 anos, durante um evento político no bairro Estiva, na noite de segunda-feira, 1º. Ainda segundo a polícia, a vítima era moradora da Maioba e durante o evento se declarou integrante de facção criminosa.

Jhonilson Viana foi baleado na cabeça e morreu no local. Há informes de que os autores do crime eram integrantes de uma facção criminosa que age na localidade, inclusive com a comercialização de droga.

Vingança

O delegado Felipe Freitas, lotado na SHPP, declarou que o assassinato de José Carlos Silva Cruz, o Sampaio, de 54 anos, ocorrido na manhã de segunda-feira, 1º, no Iguaiba, Paço do Lumiar, teria sido motivado por vingança. O principal acusado é um faccionado e traficante de entorpecente, nome não revelado. “O autor desse crime já está identificado, mas não revelaremos o nome para não atrapalhar as investigações”, explicou Felipe Freitas.

O delegado disse que há alguns meses, a vítima teria levado o acusado para uma emboscada e este chegou a ser baleado na perna. Após esse fato, Sampaio passou a ser ameaçado de morte. No dia do crime, ele estava nas proximidades de um mercadinho, em Iguaiba, quando foi alvejado na cabeça pelo traficante.

José Carlos morreu no local e o acusado fugiu. Policiais militares foram acionados e realizaram rondas na localidade, mas não conseguiram prender o criminoso. A Polícia Civil iniciou as investigações e já ouviu testemunhas e deve concluir o inquérito em 30 dias.

Número

3

foi o número de assassinatos registrados nos dois primeiros dias do mês de outubro da Região Metropolitana de São Luís.

BOX

Assassinatos na Ilha

Iguaiba: José Carlos Silva Cruz morto a tiros na manhã da última segunda-feira;

Estiva: Jhonilson Viana da Silva, de 25 anos, assassinado a tiros por faccionados durante um evento político no bairro;

Cidade Olímpica: Adolescente de 14 anos, que residia no Residencial Tiradentes, morto a pedradas no bairro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.