Eleições

Memes tomam conta de redes sociais após debate da TV Mirante

Banho na Lagoa da Jansen e uso de garrafa d’água gerou material de humor nas redes sociais; além disto, internautas fizeram análise do desempenho de cada candidato ao governo do MA

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Meme com Flávio Dino espalhou-se na internet
Meme com Flávio Dino espalhou-se na internet (meme)

O debate da TV Mirante entre os candidatos ao governo do Estado tomou conta das redes sociais no dia seguinte ao encontro, que ocorreu na terça-feira, 2. Os memes foram os que mais apareceram no mundo virtual. Além disto, internautas analisaram o desempenho dos postulantes, que também usaram as redes para divulgar suas melhores momentos.

Já na madruga de ontem, após término de debate, momentos marcantes do encontro entre Roberto Rocha (PSDB), Roseana Sarney (MDB), Maura Jorge (PSL), Flávio Dino (PCdoB) e Odívio Neto (PSOL) já tomavam contas das redes sociais com os mais variados memes.

Entre os principais estão os que levavam imagens do candidato a reeleição, Flávio Dino pronto para tomar banho na Lagoa da Jansen fazendo referência a parte em que o senador Roberto Rocha confrontou a informação do comunista de que a Lagoa estava despoluída convidando o governador para ir tomar banho no local.

Também ganhou as redes em forma de memes o fato de todos os candidatos terem em suas bancadas um copo com água, mas Flávio Dino não, que preferiu uma garrafa de água. Os memes mostravam um governador desconfiado em beber “água da Caema”.

Maura Jorge também foi tema de memes na internet. As comparações com personagens de peças teatrais e também de animações marcaram a presença da candidata do PSL no debate.

Além dos memes, vídeos também foram produzidos para repercutir temas abordados no encontro entre os candidatos.

Pelo aplicativo de conversas, Whatsapp, circulou vídeo de internauta que decidiu conferir de perto a situação da Lagoa da Jansen. Um morador mostrou que não houve despoluição e que a sujeira toma conta do local.

“Muitas mentiras foram contadas, entre elas a questão da Lagoa, como se estivesse em ótima situação. Eu moro aqui na região e posso dizer que isso aqui não tem nada de limpo, muito pelo contrário”, disse o morador da área.

Análises

Fora o humor, o debate da TV Mirante também levou às redes sociais análise de internautas a respeito do desempenho dos candidatos. Opiniões mais isentas ou de apoiadores dos candidatos tomaram conta das redes sociais antes, durante e depois do debate.

Internautas mostraram suas visões sobre o debate destacando pontos do encontro. O ex-deputado e analista político Joaquim Haickel, por exemplo, analisou que o melhor desempenho foi do candidato do PSDB, Roberto Rocha. Segundo ele, o tucano colocou o comunista “no chão”.

“Nunca pensei que Flávio Dino pudesse se sair tao mal em um debate! Roberto Rocha o colocou no chão. As mentiras ditas por Flávio Dino no debate de ontem foram tão gritantes que todos puderam ver sua máscara cair e ele evaporar em frente as câmeras”, analisou.

Para Flávio Dino e todos os seus apoiadores, a análise foi de que o debate oportunizou o comunista de apresentar propostas e ideias e, por isso, foi o melhor no debate.

“Apresentando propostas e destacando avanços em sua gestão, Flávio Dino vence debate na TV Mirante”, diz o texto publicado nas redes sociais do comunista.

Nas redes da ex-governadora, foram dados destaques aos pontos considerados mais importante no debate como obras de impacto no Maranhão, quantidade de pessoas abaixo da linha de pobreza, relações de Dino com partidos e deputados que votaram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff além de questões relacionadas a Saúde e também a gestão fiscal do estado.

Já Roberto Rocha, assim que terminou o debate, já distribuía em suas redes sociais as frases de maior destaque em sua participação. Apreensão de carros, desenvolvimento econômico do estado, Lagoa da Jansen e o saneamento básico foram os temas que mais ganharam repercussão nas redes do tucano.

Maura Jorge usou as redes para fazer o mesmo que fez no debate da TV Mirante: mostrar que é a candidata de Jair Bolsonaro (PSL) no Maranhão. Em suas postagens foram percebidas ainda trechos do debate com dados que mostram a situação do estado no governo comunista.

A candidata do PSL também usou as redes sociais para esclarecer pontos abordados no debate quanto a sua elegibilidade. Pelos documentos, Maura tentou mostrar aos internautas que não há qualquer tipo de condenação contra si.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.