Wilson Marques

Literatura divertida para crianças em caravana por cidades maranhenses

Escritor Wilson Marques lança hoje, às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping, o projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão”, que contempla 14 municípios e inclui box contendo seis novos livros infantis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Wilson marques lança projeto nesta quinta-feira
Wilson marques lança projeto nesta quinta-feira (Escritor Wilson Marques )

SÃO LUÍS- Democratizar o acesso a suas obras entre crianças maranhenses das cidades mais longínquas e sem oferta de eventos culturais que estimulem a formação de leitores em seu próprio estado é um sonho que acaba de ser realizado pelo escritor Wilson Marques. Hoje, às 19h, na Livraria Amei (São Luís Shopping), ele lança a terceira edição do projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão”. A programação, que será levada para escolas públicas de 14 municípios, contempla encontro e bate-papo com o autor, contação de histórias, teatralização de temas com o Grupo Xama Teatro e distribuição gratuita de livros.

Wilson Marques visitará as cidades de Guimarães, Palmeirândia, Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Buriticupu, Viana, Peritoró, Codó, Colinas, Passagem Franca e Itapecuru, além de São Luís e São José de Ribamar. O mais novo box do projeto contém seis livros contando, de maneira didática e divertida, histórias e aventuras sobre temas relevantes da história do Maranhão, como as revoltas da Balaiada e Beckman, além da fundação de São Luís e dos aspectos da rica cultura maranhense.

“Esse era um desejo meu antigo, que somente com o advento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e graças ao patrocínio da Cemar, pudemos realizar. É incrível a resposta imediata das crianças impactadas pela caravana”, revela o autor.

Caixa - Os livros, ilustrados por Kirlley Velôso, são acondicionados em uma caixa contendo seis títulos, entre eles, “Touchê, uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”, primeiro livro de Wilson Marques. Nesta aventura, que se passa na Praia Grande, o garoto Rafael se perde da sua turma de escola. É quando encontra o velho sábio, que embora mais parecendo um fantasma, fala para o garoto da história da cidade, das suas lendas, monumentos e tradições.

Os outros títulos são “Touchê: uma Aventura em Noite de São João“, que se passa no tradicional bairro da Madre Deus. Ao longo da aventura, Rafa passa por medos e perigos, ao mesmo tempo em que aprende muitas coisas sobre as tradições folclóricas do Maranhão. Em “Balaiada, a Revolta”, a aventura conta a história de uma das mais violentas revoltas populares ocorridas no país e que teve lugar no interior do Maranhão, atingindo estados vizinhos.

Outras aulas importantes sobre a história maranhense estão nos livros “Touchê e a Rafa em a Revolta de Beckman”, na qual o autor une ficção e realidade para contar como aconteceu a maior e mais importante revolta popular do Maranhão e em “Touchê e Rafa em A Invasão Francesa e a Fundação de São Luís” com os detalhes da invasão francesa e da fundação do forte São Luís, que daria origem à capital maranhense. Já em “Touchê e o Segredo da Serpente Encantada “, o tema é a lenda da Serpente Encantada, uma das mais populares do Maranhão.

Com 20 anos de trajetória como autor, Wilson Marques tem um total de 20 livros destinados aos públicos infantil e juvenil, sendo que dois deles, “Arte e Manhas do Jabuti” e “Criações – Mitos Tenetehara”, figuraram no catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, produzido especialmente para a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que é a maior do mundo no setor. E outros dois livros seus (“As aventuras de Wiraí” e “Fábulas de La Fontaine em Cordel”) foram aprovados no PNLD Literário 2018, edital do governo federal que seleciona obras de qualidade a serem distribuídas em escolas de todo o país.

Para o autor, cada nova edição de projeto é emocionante e um rica troca cultural entre as crianças contempladas. “A cultura e a literatura são essenciais para a formação de um indivíduo e as crianças recebem o projeto sempre com muito interesse. E sinto que viajam nas histórias e aventuras de meus personagens, ao mesmo tempo em que aprendem muito sobre a nossa cultura e história. Por isso esse é um projeto tão completo que democratiza a cultura, ensina sobre a história e a cultura do Maranhão e desperta nas regiões mais distantes a paixão pelo teatro e pela literatura”, revela Wilson Marques.

Serviço

O quê

Lançamento do projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Amei (São Luís Shopping)

Preço da caixa contendo os livros: R$ 39,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.