Missão empresarial maranhense participa da 46ª edição da ABAV

A caravana, organizada pelo Sebrae no Maranhão, contou com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão-ABAV e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur)

46ª Abav

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Representantes do Sebrae no Maranhão no estande que apresenta os serviços turísticos da Rota das Emoções
Representantes do Sebrae no Maranhão no estande que apresenta os serviços turísticos da Rota das Emoções

De 26 a 28 de setembro, 48 empresários maranhenses participaram da 46ª edição ABAV Expo Internacional de Turismo 2018, no Anhembi, em São Paulo. Paralelamente à feira turística, considerada a maior da América do Sul, aconteceu o 50º Encontro Comercial Braztoa. A caravana organizada pelo Sebrae no Maranhão, contou com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão - ABAV e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).
Reunindo empresários atendidos pelas unidades regionais do Sebrae em São Luís, Lençóis Munim e Balsas, além de técnicos e consultores credenciados ao Sebrae e representantes do poder público estadual e municipal, esta é a maior missão que o estado já enviou para a exposição.
“Os empresários do Maranhão tiveram a oportunidade de ter contato com tecnologias, produtos e serviços para estimular o desenvolvimento do mercado de turismo no estado”, informou o gerente da Unidade de Turismo Cultura e Eventos do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz.
Uma novidade sobre a participação do Maranhão na 46ª ABANV, foi o estande Rota das Emoções, resultado de uma articulação entre o Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Uma das novidades do estande, foi a Exposição “Conexão Rota das Emoções - Um Olhar dos Influenciadores Digitais”.
Segundo Luiz Walter Muniz, para essa mostra, a Rota das Emoções reuniu um grupo seleto de 13, dos mais importantes blogueiros de viagem do Brasil, que visitaram o destino e produziram um conjunto de fotografias que revelam como é a experiência de conhecer a Rota das Emoções.
“Essa é uma oportunidade incrível para apreciar as belezas indescritíveis da Rota das Emoções, sob o olhar artístico e inovador dos influenciadores digitais”, destacou Muniz.
Outra atração do estande da Rota das Emoções, foi o lançamento da Revista Eco Adventure, empresa pioneira na organização de produtos turísticos da Rota das Emoções.

Missão
Durante a ABAV, os empresários participaram de extensa programação, incluindo palestras, fóruns, rodadas de negócios, visitas a estandes, com programação na Vila do Saber, que trouxe temas como conexão, gestão, painéis, segmentação e tecnologia. O intuito foi gerar conhecimentos sobre tendências do turismo no país e no mundo.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, por meio da ABAV Expo, empresários e empreendedores tiveram contato direto com diferentes players, em um ambiente propício à realização de negócios, aquisição de conhecimento e ao relacionamento.
“O turismo é fundamental para o desenvolvimento econômico, sen­do responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo, na última década. A participação das micro e pequenas empresas é fundamental neste cenário, uma vez que representam mais de 70% dos empreendimentos em atividade nesse setor”, disse Martins.
Sebrae
O turismo é um dos mercados que o Sebrae tem atuado fortemente em 2018. Além de ter criado uma unidade específica para o segmento, a instituição tem realizado diversas ações para este mercado.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Edilson Baldez das Neves, o turismo é um mercado florescente no Maranhão e que pode ajudar o estado a enfrentar o desaquecimento do mercado brasileiro. “Estamos em plena expansão e temos encontrado alternativas de baixo custo para fazer o turismo se desenvolver. O Sebrae tem feito várias ações e os resultados começam a aparecer. Acreditamos que a riqueza gerada pelo turismo pode ajudar outros setores da economia a se desenvolver”, afirmou Baldez. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.