Festival

Dança em movimento na Ilha

Festival Conexão Dança prossegue até sexta-feira, 5, com ações artísticas e formativas para a dança contemporânea por meio de espetáculos, oficinas, performances, intervenções, mostra de vídeos, conversas e lançamento de livro; eventos são gratuitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
A bailarina cearense Wilemara Barros encena “Mulata”, espetáculo que marca as comemorações dos seus 50 anos
A bailarina cearense Wilemara Barros encena “Mulata”, espetáculo que marca as comemorações dos seus 50 anos (Mulata espetáculo)

SÃO LUÍS - A 10ª edição do Conexão Dança apresenta hoje o espetáculo “Mulata”, da Cia. Dita, do Ceará, no Arthur Azevedo, às 20h, além dos espetáculos locais “Extrato de Nós”, de Cláudio Marconcine, no Centro Cultural Vale, às 17h e “Vestido”, de Antunes Neto, no Alcione Nazaré, às 19h. Hoje também será lançado o livro “Exaurir a dança: performance e a política do movimento”, de André Lepecki com a presença do tradutor do livro, Pablo Assumpção. O lançamento ocorrerá no Espaço Chão SLZ, às 18h. O festival continua até sexta-feira (5) ocupando os teatro Arthur Azevedo e Alcione Nazaré, Centro Cultural Vale Maranhão, Casa do Maranhão, Espaço Chão, sede da Companhia Cazumbá e Galeria Trapiche, além de estender sua programação para as cidades de Alcântara e Raposa. A programação é gratuita.

Com uma hora de duração, “Mulata” marca as comemorações dos 50 anos da bailarina cearense Wilemara Barros, ganhando narrativa com o corpo e a voz da artista que esmiúça sua trajetória de 40 anos de dança, celebrados em 2014. Trata-se de uma dança brasileira contemporânea, permeada de histórias de dança-vida. Configura, na cena e no corpo, uma dramaturgia testemunhal, artística e socialmente coreografada por encontros e conflitos, consensos e dissensos, desabafos e serenidades. O espetáculo marca a delicadeza das percepções menos visíveis e tem direção do coreógrafo Fauller e realização da Cia.Dita, do Ceará.

A companhia é um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística. Desenvolve suas pesquisas transitando e criando interlocuções entre diferentes linguagens, como dança, vídeo, performance, fotografia e literatura. Fundada em 2003, a Cia vem circulando com seus projetos e espetáculos por eventos que se relacionam com a dança e com outras linguagens, dentro e fora do Brasil.

Locais
Entre os espetáculos locais, destaque para “Extrato de nós”, que o ator Cláudio Marconcine apresenta às 17h, no Centro Cultural Vale Maranhão. O ator explica que o processo do espetáculo deu-se início no momento em que teve contato com o procedimento metodológico de preparação de atores e composição de espetáculos preconizado pela Pequena Companhia de Teatro. “Depois de três obras construídas nesse procedimento e pelas trocas provenientes dos debates pós-apresentações, e pela minha pequena passagem numa disciplina de dança para o ator com Guilherme Schulze (PB), há inúmeros pontos de contato do teatro que represento com a dança contemporânea”, explica o ator que tem como preparador o dramaturgo Marcelo Flecha.

Também do Maranhão, Antunes Neto apresentará no Teatro Alcione Nazaré, às 19h, “Vestido”. Trata-se de uma coreografia em três pequenos atos, que foi montada em 2010 e expõe em suas fortes cenas a realidade do intérprete em sua dualidade e insanidade, sua luz e suas sombras, alegrias e infelicidades e segredos. Sua primeira parte foi apresentada durante a festa de encerramento do Conexão Dança no ano de 2010, ainda de forma experimental. Agora, de forma simbólica, Antunes apresenta ao público a coreografia completa, com sua terceira e última parte, findando um ciclo de oito anos de criações e adaptações. Já o grupo Teatro Dança leva ao palco do Arthur Azevedo, mais cedo, às 15h, o espetáculo “Popotitodó”, que traz para a cena o corpo-nenê, com atuação de Eline Cunha e Júlia Emília.

Festival
O Conexão Dança começou no último sábado (27). Esta é a 10ª edição do evento cuja programação inclui ações artísticas e formativas para a dança contemporânea, através de espetáculos, oficinas, performances, intervenções, mostra de vídeos, conversas e lançamento de livro.

O festival não tem caráter competitivo e conta com o patrocínio do Boticário na Dança e Ministério da Cultura/Governo Federal, e apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Centro Cultural Vale Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Dança em Foco e Grupo Mateus. O Conexão Dança é uma realização do BemDito Coletivo, com idealização e direção geral de Erivelto Viana. l

Serviço

O quê

Conexão Dança Festival Contemporâneo

Quando

Até sexta-feira, 5

Onde

Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), Centro Cultural Vale Maranhão, Casa do Maranhão, Espaço Chão, Sede da Companhia Cazumbá e Galeria Trapiche e ainda em Alcântara e Raposa

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.