Política | pesquisa

Big Data: pesquisa aponta para possível 2º turno no MA

Contratado pela TV Record, levantamento colocou Flávio Dino com 47% das intenções de votos e Roseana Sarney com 32% da preferência do eleitorado
03/10/2018
Big Data: pesquisa aponta para possível 2º turno no MARoseana e Flávio Dino polarizam a disputa, segundo pesquisa (Roseana e Flávio)

A nova pesquisa de intenções de votos TV Record/Real Time Big Data, divulgada ontem, aponta para um cenário de limite na disputa para o Governo do Maranhão, entre um primeiro e um ainda possível segundo turno no estado.

De acordo com o instituto, se a eleição fosse realizada hoje, o governador Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão” teria 47% das intenções de votos, contra 32% da candidata Roseana Sarney (MDB), da coligação “Maranhão quer Mais”.

A candidata do PSL, Maura Jorge, da coligação “Renovação de Verdade”, aparece na terceira colocação com 7% dos votos.

Já o senador Roberto Rocha (PSDB), da coligação “Coragem e União Para Fazer o Maranhão Melhor”, aparece com 6%.

Os demais candidatos, Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL), não pontuaram.

A pesquisa também apresentou 3% dos eleitores que disseram votar nulo ou branco, e outros 5% de indecisos.

O levantamento também apresentou um quadro com a apuração dos votos válidos. Neste aspecto, Flávio Dino aparace com 51%, o que o e os demais candidatos, juntos, 49%.

Levando-se em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, pode-se dizer que ainda há uma indefinição sobre os rumos da eleição no Maranhão.

Isso porque ele pode ir de 48% - o que resultaria numa disputa de primeiro turno -, a 54%, definindo o pleito no primeiro turno.

Rejeição – A pesquisa também analisou a rejeição dos candidatos ao Governo do Maranhão.

O governador Flávio Dino aparece com a maior rejeição registrada: 52%. Roseana Sarney é a segunda em índice de rejeição, com 31%.

Roberto Rocha aparece com a rejeição de 21%; contra 16% de Maura Jorge; 12% de Odívio Neto e outros 12% de Ramon Zapata.

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 1º e 2 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número MA-03938/2018. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisa aponta indefinição para o Senado da República

A pesquisa TV Record/Real Time Big Data também levantou o cenário da disputa para o Senado da República no Maranhão.

Segundo o instituto, o senador Edison Lobão (MDB) é o líder, com 26% das intenções de votos, seguido pela deputada federal Eliziane Gama (PPS), com 24% da preferência do eleitorado.

Os também deputados federais Weverton Rocha (PDT), com 22%, e Sarney Filho (PV), com 20%, aparecem em seguida.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, os quatro candidatos estão tecnicamente empatados.

Ainda aparecem no levantamento, o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB), com 14%; o deputado estadual Alexandre Almeida (PSDB); Samoel Campelo (PSL), com 3%; Saulo Arcangeli (PSTU), com 2%; Saulo Pinto (PSOL), com 2% e Preta Lu (PSTU), com 2%. O candidato Iêgo Bruno (PSOL), não pontuou.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.