Impasse

Professores e monitores cobram pagamento do Governo do Maranhão

Estudantes de graduação, docentes, mestres e doutores do IFMA, da UFMA e da Uema atuaram em projetos e não foram remunerados

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Monitores trabalharam na Feira do Livro de São Luís, que foi realizada em novembro do ano passado
Monitores trabalharam na Feira do Livro de São Luís, que foi realizada em novembro do ano passado (Divulgação/Feira do Livro)

SÃO LUÍS - Contratados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti), professores e monitores que exerceram atividades nos projetos Luminar Caravana da Ciência, Ciência na Praça e Experimentos Fáceis de Física na Feira do Livro de São Luís neste ano e no ano passado estão sem receber mais da metade do salário proposto, de acordo com denúncias desses trabalhadores. Entre os contratados estão estudantes de graduação, docentes, mestres e doutores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Estima-se que o Governo do Maranhão está em débito de, no mínimo, R$ 2.500 com cada participante dos programas, conforme a denúncia. “É uma falta de responsabilidade do Governo do Maranhão. Ficamos sabendo a Secti perdeu o controle do número de contratados. O pagamento é repassado pela Fundação Sousândrade, com base no que a Secti envia de relatórios e documentos. Em média, são cerca de 70 profissionais que estão nessa situação”, afirmou um professor de física, que preferiu não se identificar, por ainda está exercendo atividade no programa.

Ainda em vigor, o projeto Luminar Caravana da Ciência teve suas primeiras atividades realizadas no mês de agosto e com término em novembro de 2017 com participação de professores e monitores da UFMA, IFMA e Uema. O objetivo do programa é levar para todo o estado oficinas de eletricidade básica, robótica, astronomia, matemática e química, além de um planetário. As atividades são realizadas em escolas, que devem solicitar participação no projeto via inscrição de acordo com o edital da secretaria. “Ainda trabalho no Luminar Caravana da Ciência, mas não estou recebendo”, declarou um denunciante.

O projeto Ciência na Praça foi desenvolvido com a proposta de levar para diversas praças de São Luís experimentos de física, com a finalidade de fazer divulgação científica e demonstrar para o público como os conceitos de física estão presentes no nosso cotidiano, além de uma mostra de cosméticos naturais. Este projeto também foi realizado entre agosto e novembro/ 2017 em algumas praças de São Luís - como a do Vinhas, da Lagoa, Deodoro, e outras. Monitores foram contratados do IFMA para o auxílio e desenvolvimento das atividades.

Monitores

Na Feira do Livro de São Luís, realizada de 11 a 17 de novembro de 2017, a Secti, em parceria com o IFMA, também contratou monitores para o desenvolvimento de atividades de experimentos fáceis de física, durante a realização do evento, com monitores trabalhando diuturnamente.

"Estivemos presentes na Feira do Livro durante 10 dias para demonstrar e aplicar experimentos simples, fáceis e lúdicos, explicando como a ciência é simples e presente em nosso dia dia. Fora apresentadas diversas ações, como o braço robótico no qual lançamos um desafio aberto para a comunidade; a roda gigante polar que funciona com placa solar; e demonstramos como funciona por via bluetooth o sistema de arduínos, que pode ser instalado em casa com preço do equipamento bem acessível; Tivemos também o labirinto elétrico, cujo desafio era passar sem tocá-lo”, comentou um professor sobre alguma das atividades realizadas na Feira do Livro de São Luís.

Mais

Nota do Governo

do Maranhão

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) informa que alguns professores e monitores dos programas 'Luminar: Caravana da Ciência' e 'Ciência na Praça' tiveram atraso no pagamento por conta de incongruência de informações relativas aos seus dados bancários.

A Secti esclarece que esse foi um problema pontual já identificado e que será resolvido o mais breve possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.