Campanha

Outubro Rosa: para ajudar mulheres com câncer a preservar a fertilidade

Programa Os Frutos da Vida oferece tratamento gratuito de congelamento de óvulos para pacientes em idade reprodutiva com diagnóstico de câncer e que desejam preservar a fertilidade, desde que tenham o consentimento do médico oncologista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(laço Outubro rosa)

SÃO PAULO - Estamos no Outubro Rosa, movimento mundial que representa a luta contra o câncer de mama e ganhou o laço cor-de-rosa como símbolo. E um projeto nascido em São Paulo promete ajudar não só as mulheres com esse tipo de câncer, como os demais. Trata-se do Programa Os Frutos da Vida, que oferece tratamento gratuito de congelamento de óvulos para pacientes em idade reprodutiva com diagnóstico de câncer e que desejam preservar a fertilidade, desde que tenham o consentimento do médico oncologista que as atende, e possuam uma condição financeira limitada.

Os tratamentos de câncer podem impactar ou até destruir a capacidade reprodutiva dos pacientes, atrapalhando a possibilidade de gerar um filho no futuro, pois muitas mulheres nessa situação se encontram em idade fértil e desejam, ou desejarão no futuro, ser mães. O tratamento pode afetar temporariamente ou ter um efeito devastador na fertilidade, seja pela remoção dos órgãos reprodutivos ou por ação de drogas citotóxicas e radioterapia sobre a função ovariana, levando à falência ovariana, menopausa precoce ou outros problemas relacionados à reprodução.

Poucos conhecem o impacto emocional da infertilidade nos indivíduos. Por isso, o Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) acredita na importância da família. O problema é que nem sempre essas mulheres jovens e muitas vezes solteiras têm condições de arcar com os custos financeiros desta preservação. É nesses casos que o Programa Os Frutos da Vida pode ajudar essas pacientes, garantindo a gratuidade do tratamento médico realizado exclusivamente no IPGO.

“Além da minha experiência diária com casais inférteis que sofrem com a dificuldade em ter filhos, me preocupo com as mulheres jovens, muitas delas solteiras, que têm o diagnóstico de câncer e deverão fazer um tratamento agressivo, como por exemplo, a quimioterapia, a qual, provavelmente, deverá devastar a sua fertilidade. Lembramos ainda sobre a importância da preservação da fertilidade nessas pacientes e que somente 61% destas mulheres foram alertadas sobre a possibilidade do tratamento afetar a fertilidade”, afirma comenta o especialista em Medicina Reprodutiva Arnaldo Cambiaghi, diretor do Centro de Reprodução Humana do IPGO.


Pré-tratamento

O aconselhamento pré-tratamento sobre a perda da fertilidade resulta em uma frustração menor em relação à doença e, consequente, melhora na qualidade de vida durante o período do tratamento. “Por isso, mulheres em idade reprodutiva devem ter aconselhamento especializado e a oportunidade de tomar decisões ativas sobre a preservação da fertilidade. A única saída nestes casos é preservar a fertilidade antes do início do tratamento oncológico. E na maioria das vezes, o congelamento de óvulos é a melhor solução”, esclarece Cambiaghi.

O Programa Os Frutos da Vida do IPGO oferece tratamento médico gratuito para o congelamento de óvulos a pacientes oncológicas que estão em idade reprodutiva, que desejam preservar sua fertilidade e têm o consentimento de seus médicos oncologistas. O programa é oferecido a mulheres solteiras ou casadas. Os medicamentos necessários para a estimulação ovariana são oferecidos com descontos de até 100%, dependendo da disponibilidade dos laboratórios parceiros do IPGO. Os exames de laboratório de análises clínicas e o custo laboratorial de embriologia não estão incluídos neste programa.

FIQUE POR DENTRO


As condições necessárias para participar do programa são:

- Ser mulher;

- Morar no Brasil;

- Ter diagnóstico de câncer;

- Não ter começado o tratamento do câncer;

- Não ter realizado quimioterapia nos últimos 6 meses;

- O oncologista ter determinado que a preservação da fertilidade é apropriada.


Qual o tempo de validade do programa Os Frutos da Vida?

Este projeto tem validade limitada e pode ser cancelado a qualquer momento sem aviso antecipado.

SAIBA MAIS

Estão incluídos no tratamento gratuito:

- Consulta médica com um dos especialistas do IPGO

- Avaliação médica prévia e escolha do protocolo de indução da ovulação

- Acompanhamento Médico para

adequação das dosagens dos medicamentos

Avaliação periódica do crescimento dos folículos por ultrassom transvaginal, realizado no IPGO ou em outros locais, quando o paciente residir em outras cidades.

- Acompanhamento Enfermagem

Esclarecimento de dúvidas

Orientação para o preparo e aplicação dos medicamentos


- Coleta dos óvulos que serão encaminhados para o laboratório de embriologia

- Acompanhamento médico e de enfermagem após a coleta pela equipe IPGO

Não estão incluídos no tratamento gratuito:

- Laboratório de Reprodução Humana (Laboratório de embriologia)

- Médicos Anestesiologista

Acompanhamento da sedação para coleta dos óvulos


- Laboratório de análises clínicas e radiologia

Os exames poderão ser realizados pelo convênio médico da paciente, particular ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


- Vitrificação dos óvulos ou embriões

Será cobrada pelo laboratório de reprodução humana uma taxa inicial de congelamento e anualmente um valor de manutenção.


- Medicamentos em geral

Os medicamentos serão fornecidos com descontos de até 100% pelos laboratórios fabricantes e distribuidores (Ferring e a distribuidora de medicamentos Droga Rápida), parceiros no Projeto. O desconto varia de acordo com a disponibilidade dos fabricantes e distribuidores no momento do tratamento.


Despesas pessoais da paciente

As eventuais despesas decorrentes de deslocamento bem como outras despesas pessoais decorrentes das necessidades do tratamento são de inteira responsabilidade da paciente.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.