Teatro

Memória da Balaiada sobre o palco

Peça “Negro Cosme In Urgência”, do grupo Cena Aberta, cumpre temporada amanhã e nos dias 5, 17 e 19 deste mês, no Centro Cultural Vale Maranhão, sempre às 19h, com entrada gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cena do espetáculo “Negro Cosme In Urgência”, que será encenado no Centro Cultural Vale Maranhão
Cena do espetáculo “Negro Cosme In Urgência”, que será encenado no Centro Cultural Vale Maranhão (Cosme )

SÃO LUÍS -O espetáculo “Negro Cosme In Urgência”, do grupo Cena Aberta, inicia amanhã, às 19h, uma temporada de apresentações no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). A montagem, com direção de Luiz Pazzini, é resultado de pesquisas sobre a memória da Balaiada, revolta popular que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841. A peça volta a ser encenada ainda nos dias 5, 17 e 19 deste mês no mesmo horário e local. A entrada é gratuita.

“Negro Cosme In Urgência” faz parte do projeto de extensão Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tem por objetivo pesquisar a memória material e imaterial da Balaiada com alunos em formação da Licenciatura em Teatro e História da UFMA e do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

O diretor do espetáculo, Luiz Pazzini conta que o projeto iniciou em 2012, com participação pontual na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e seguiu suas atividades extensivas de formação continuada em programas de formação de professores em licenciaturas, alunos de escolas do município e estado, atores e interessados na arte teatral em geral.

Processo
Sobre a metodologia do processo criador, Pazzini explica que se trata de uma pesquisa dramatúrgica sobre a revolta da Balaiada. “A metodologia do processo criador está embasada no conceito de ‘trabalho em processo’, em que são apresentados fragmentos do texto ‘Caras Pretas’, de Igor Nascimento, e citações de enxertos intertextuais e cênicos de outras encenações, além de performances de minha autoria, o que caracteriza, em especial, esta encenação como um mosaico de todo o referencial teórico e cênico da pesquisa do grupo Cena Aberta”, pontua o diretor, cuja proposta da encenação está alicerçada na reflexão política sobre o mito do vencedor e do vencido, da historiografia oficial.

No caso específico, Pazzini leva ao palco a figura do Duque de Caxias (Patrono do Exército Brasileiro) e Negro Cosme (Imperador e Tutor das Liberdades Bentivis). Para tanto, a encenação utiliza recursos de aproximação e distanciamento na interpretação dos atores e nos outros elementos do espetáculo.

“Propomos ainda a ruptura do processo de protagonização e levamos ao palco um ator e uma atriz que interpretam Duque de Caxias e também um ator e uma triz que dão vida a Negro Cosme. Há ainda um coro que comenta, vivencia e realiza a reflexão com falas pontuais de Duque de Caxias e Negro Cosme. Há inda a figura do narrador encenador que contextualiza as cenas. Trata-se de um teatro experimental realizado em um ambiente acadêmico”, ressalta.

Luiz Pazzini explica ainda que optou pela limpeza na encenação de cenários, figurinos e adereços barrocos, focando no ator e sua expressividade. “Este experimento fecha um ciclo de pesquisa sobre as questões afrodescendentes no Maranhão. Estamos finalizando em 2018 este projeto de extensão, que tanto prazer e reflexão trouxe aos seus participantes e ao público, dado que enfrentamos grandes dificuldades de manutenção do mesmo, para que possa estimular a inserção do pesquisador de teatro em formação da Licenciatura em Teatro na UFMA”, observa Pazzini.

A temporada de “Negro Cosme In Urgência” inicia a programação do Ocupa do Centro Cultural Vale Maranhão 2018. “Na edição de 2018, ano Beleza Pura, em que celebramos a grandeza do negro na cultura, propusemos que a temática da negritude fosse considerada pelos interessados em participar. Dos 10 projetos selecionados, oito dialogam com essa proposta em diferentes linguagens”, afirma a diretora e curadora do CCVM, Paula Porta. l

Serviço

O quê

Espetáculo “Negro Cosme In Urgência”

Quando

Amanhã e dias 5, 17 e 19 deste mês, às 19h

Onde

Centro Cultural da Vale Maranhão – Praia Grande

Entrada gratuita

Ficha Técnica - “Negro Cosme In Urgência”

Elenco: Arison Robert, Bradock, Brena Maria, Carolina Almeida, Jaqueline Lince, Joás Coelho, Luiz Pazzini, Mykael Garcês, Thamyres Nascimento, Thallison Moreira, Ulisses Ferraz e Wês Alves.

Preparação Corporal: Ulisses Ferraz

Iluminação: Wagner Heineck

Participação Especial: Banda Cofo de Parafernália

Produção: Cena Aberta

Assistente de Direção: Ulisses Ferraz

Encenação geral, figurines e adereços: Luiz Pazzini

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.