Tentativa de homicídio

Mais um militar é acusado de balear um cidadão no MA

Soldado George foi preso ontem e apresentado no comando geral, acusado de atingir um jovem com um tiro no abdômen, no último domingo, em São Bento

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - Mais um soldado da Polícia Militar é acusado de envolvimento em ação desastrosa contra “cidadão de bem” no Maranhão. Dois casos já ocorreram em menos de uma semana. Desta vez az vítima foi Thalysson Tácio Cunha Costa, de 20 anos que foi baleado no abdômen pelo soldado George Nunes, na madrugada de domingo, 30, na cidade de São Bento, durante uma discussão que também envolvia a namorada do policial.

George Nunes foi preso ontem e apresentado no quartel da Polícia Militar, em São Luís. O caso foi registrado no plantão de Polícia Civil da Delegacia Regional de Pinheiro. O delegado plantonista, Rafael Almeida, declarou que o fato vai ser investigado pelo delegado Fernando Rodrigo, de São Bento, como tentativa de homicídio.

Versões

Segundo informações de Rafael Almeida, há duas versões para esse caso. Um deles é que a vítima e o acusado estavam participando de um festejo católico na cidade e em determinado momento, o guidão da motocicleta da vítima teria batido no braço da namorada do policial. Houve discussão e Thalysson Costa acabou baleado no abdômen.

Também existe informações de que a vítima havia pisado no pé da namorada do policial e que acabou gerando uma discussão e o disparo de arma de foto em via pública. O delegado disse que o ferido foi levado para o Hospital Antenor Abreu, em Pinheiro e ainda ontem iria ser submetido a uma cirurgia para a retirada da bala.

O delegado informou que a vítima já foi submetida a exame de corpo delito e as testemunhas foram ouvidas na delegacia. O comando da Polícia Militar teve conhecimento sobre o fato. “A equipe de plantão começou o trabalho de investigação sobre caso, mas o processo vai ser conduzida pela equipe de São Bento”, explicou Rafael Almeida.

Pânico

Um vídeo, que está circulando na rede social, mostra o clima de pânico que se instalou no evento religioso. A população apavorada, a vítima no chão ensaguentada e algumas pessoas tentando prestar socorro. Ainda é possível observar correria. Também havia garrafas de cerveja quebrada no local.

Mais ocorrência

O soldado da Polícia Militar e lutador de jiu-jitsu, Eduardo da Luz Soares, que era lotado no Centro Tático Aéreo (CTA), seria ouvido na tarde desta segunda-feira, 1º, pelos delegados Carlos Damasceno e Nilo Trindade, na sede do 6º Distrito Policial, na Cohab, mas a oitiva foi transferida para esta terça-feira, 2. O militar e mais dois homens, Bruno Olavo Lindoso Pinto e outro supostamente também é policial, são acusados de terem agredido fisicamente e baleado o servidor público Anderson Pereira da Silva na madrugada do dia 24 de setembro em uma loja de conveniência de um posto de combustível, no bairro do Itapiracó.

O delegado Carlos Damasceno declarou que na tarde ontem foi ouvido um dos acusados que teria desferido pontapés no servidor público. Também serão ouvidos os outros dois acusados, inclusive, o soldado Eduardo da Luz. O soldado Eduardo da Luz está preso desde o último sábado no presídio militar, no Comando-Geral da Polícia Militar, no Calhau. Ele cumpre uma ordem judicial expedida pelo juiz Osmar Gomes. A Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para apurar esse caso e encaminhar o inquérito ao Poder Judiciário. “Esse caso até o momento está sendo investigando como tentativa de homicídio”, disse Carlos Damasceno.

Alta médica

Anderson Pereira estava internado em um hospital da capital desde o dia da agressão, mas recebeu alta médica no fim de semana. Ele passou por um tratamento cirúrgico no rosto com a colocação de pinos e metal, além de ter sido submetido a uma cirurgia no pé direito.

A vítima, em entrevista para a TV Mirante, declarou que ainda não retirou a bala do pé, por recomendação médica. “Fui submetido a uma cirurgia no pé, mas o médico pode retirar a bala para não agravar a lesão. Foi colocada uma placa no lado esquerdo do meu rosto, botaram seis pinos no nariz e estou com a boca costurada por dentro”, disse Anderson Pereira.

Entenda o caso

O vídeo revelou a agressão física cometida pelo policial militar em companhia de mais dois homens em uma conveniência de um posto de combustível, localizado no bairro do Itapiracó. Um dos momentos mostra o policial desferindo um soco no rosto de Anderson Pereira na presença da funcionária da loja de conveniência. A vítima caiu no chão desacorda e ensanguentada.

No outro momento, o vídeo mostra o soldado subindo em uma motocicleta com uma lata de cerveja na mão e, logo depois, agredindo a vítima em companhia dos dois homens. Também é visível nas imagens o policial militar empunhando uma arma de fogo, correndo em direção a vítima, e efetuando os disparos em plena via pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.