COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Maria Adriana Sarney Caminha, Maria Fernanda Sarney Santos e Rafaela Albuquerque lançam hoje à noite um novo projeto com o Grupo Mirante. Será a partir das 18h, no It Gourmet, no Calhau, precedido da mensagem “Venha descobrir como transformar sua gratidão em atitude”
Maria Adriana Sarney Caminha, Maria Fernanda Sarney Santos e Rafaela Albuquerque lançam hoje à noite um novo projeto com o Grupo Mirante. Será a partir das 18h, no It Gourmet, no Calhau, precedido da mensagem “Venha descobrir como transformar sua gratidão em atitude”

Debate na Mirante
É nesta terça-feira o dia “D” para os eleitores indecisos maranhenses reavaliarem suas posições.
Poderão fazê-lo durante o debate proposto pela TV Mirante para colocar frente a frente os principais candidatos ao Governo do Estado.
O jogo de perguntas e respostas terá início logo após a novela “Segundo Sol”.
Para mediar o debate, a Rede Globo enviou o jornalista Fábio William, experiente profissional da afiliada de Brasília e que também apresenta, ocasionalmente, o Jornal Hoje.

Adeus a uma Diva
A música brasileira está de luto, com a morte, no sábado, aos 89 anos, de uma das mais famosas cantoras de todos os tempos: Ângela Maria, uma das rainhas do rádio. Ela estava internada no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo.
A artista foi velada e sepultada ontem, no Cemitério Congonhas, na zona sul da capital paulista.
O marido, o empresário Daniel D’Angelo, divulgou um vídeo emocionado no Facebook falando sobre a morte da cantora, que fez um enorme sucesso entre as décadas de 1950, 1960 e 1970.
Há três anos foi lançada a biografia Angela Maria: a eterna cantora do Brasil, escrita pelo jornalista Rodrigo Faour, que reuniu depoimentos e relatos da cantora.

Outubro Rosa
Setembro passou e outubro já se veste de rosa. Afinal, é neste período que são deflagradas as campanhas de prevenção ao câncer de mama, mobilizando diversas instituições e unidades de saúde em todo o
Brasil e ao redor do mundo.
Em São Luís, o médico Stênio Roberto Santos, diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, é quem vai coordenar as ações a serem realizadas naquela unidade, que é referência nesse tipo de tratamento no estado.

Outubro Rosa 2
De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer, a partir deste ano, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano.
O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.
Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Diante da realidade, a melhor medida, claro, continua sendo a prevenção.

Horário de Verão
As eleições vêm aí e causarão mudanças até no cronograma do horário de verão.
Tradicionalmente, o início era a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro, mas neste ano foi adiado para dia 4 de novembro, que é o primeiro domingo após o
segundo turno.
Com 15 dias a menos, o novo horário durará cerca de três meses, até o dia 6 de fevereiro de 2019.
No entanto, é possível que essa data ainda sofra modificações. O Ministério da Educação solicitou ao presidente Michel Temer o adiamento do início do horário de verão em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Voto obrigatório
Uma evolução do sistema eleitoral seria a implantação do fim da obrigatoriedade do voto. Milhões de brasileiros que se abstêm de votar já colocaram a alternativa em prática, aparentemente, sem a alternativa de provocar grandes
reveses no seu cotidiano.
O fim do voto obrigatório poderia, a exemplo do que ocorre em outras nações democráticas, elevar o nível do ambiente político. Isso porque, na prática, levaria candidatos e partidos a se esforçarem mais para motivar os brasileiros a saírem de casa e irem às urnas.

Episódio Bolsonaro
Importante é respeitarmos o cidadão e orientá-lo para que, conscientemente, se possa respeitar. Apunhalar Bolsonaro, ferindo o mais elementar do Direito, o direito à vida, sangrando as liberdades civis é apunhalar, covardemente um pouco de cada um dos cidadãos brasileiros.
Campanha eleitoral pode – e deve – ser disputa de programas, batalha de ideias, guerra de conceitos. Tentar calar o candidato Bolsonaro, matando-o, é prova de que a racionalidade é apenas uma pretensão e não um ingrediente constante da espécie humana. Por isso, concordo com Lawrence quando diz: a vida de uma pessoa – há quem diga – pode não valer nada; mas não há nada que valha a vida de uma pessoa.

Abdon outra vez no CRM
O médico Abdon Murad assume, na noite de hoje, um novo mandato à frente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão. Ele foi reeleito
com uma expressiva votação, o que demonstra o grande prestígio de que desfruta junto aos seus colegas de profissão, que reconhecem e
aplaudem a sua luta corajosa e as conquistas que tem conseguido no comando da entidade. O evento acontecerá na sede do CRM/MA, no Renascença.

TRIVIAL VARIADO
O voto envergonhado é uma das incógnitas da eleição. Já aconteceu nos EUA, quando Trump saiu das urnas bem maior do que previam as pesquisas. Aqui, há muita gente que votará em Bolsonaro, mas não diz, sob a intimidação do clima hostil da campanha. O mesmo pode valer para o PT, mas em menor quantidade.

Maria Helena Castro, que formou com o saudoso Armando Castro um dos casais mais alegres e felizes de nossa sociedade, completou ontem 80 anos, e preferiu comemorar a data com uma viagem de lazer com filhos e netos.

Ninguém tira de Jair Bolsonaro o Troféu Sinceridade da campanha. Sobre Hamilton Mourão foi claro: “Vice não apita nada, mas atrapalha muito.” Sem
rodeios quer dizer: capitão enquadra o general.

Em 2014, quando faltava uma semana para a eleição presidencial, os candidatos já tinham gasto 650 milhões de reais. Este ano, não passam de 140 milhões. Efeito da torneira fechada das empresas.

No Maranhão, tesoureiros têm visitado financiadores de campanhas anteriores. Diante da recusa, porque a lei não permite, insistem, alegando que o dinheiro por fora pode ser recebido. Alguns não se constrangem e pedem que os achacadores tomem o rumo da porta.

Está cada vez mais comprovado o que, certa vez, disse Tom Jobim: “O Brasil não é para principiantes.”

Tomem nota: chegará o dia em que os eleitores recusarão ventríloquos e exigirão que os marqueteiros de campanhas assumam os cargos.

Dilma Rousseff lidera pesquisas em Minas Gerais e está próxima de conquistar uma vaga no Senado. Sua assessoria evita cruzar com grupos hostis ao PT. Tem também contado com a compreensão dos repórteres. Pede para que não entrevistem a candidata e é atendida.
Os brasileiros merecem que esta última semana antes das eleições seja sem disfarces nem fantasmas.

A diminuição do tempo de propaganda em TV deu menos visibilidade aos candidatos que concorrem pela primeira vez. Foram eles os grandes injustiçados do pleito deste ano.

O país fixa os olhos nas ondulações das pesquisas eleitorais. Enquanto isso, e felizmente, a Economia não se deixa contaminar: a Bolsa de Valores sobe e o dólar cai.

A cada campanha torna-se mais necessária a criação de um aparelho simples chamado detector de demagogia. Qual candidato à Presidência da República fará uma referência, a mínima que seja, ao orçamento da União para 2019?

As forças da ponderação e do equilíbrio têm uma missão nos últimos dias da campanha: frear a radicalização. Há muito, sabe-se a que labirinto a tática da violência

DE RELANCE

Avaliação semestral
Enquanto uns se divertem no fim de semana, outros pegam no batente. Foi o caso de uma equipe de professores da Escola de Negócios Faene, que sempre aproveita o sábado e o domingo para avaliar didática e outros pormenores para que as aulas na instituição fiquem ainda mais interessantes. O encontro reuniu docentes das graduações de Administração e Logística. Além de avaliarem os primeiros dias de aulas do semestre, eles discutiram também o trabalho integrado e que será apresentado no mês de dezembro.

Em São José de Ribamar
A fé continua movendo montanhas e levando um número significativo de romeiros até a cidade balneário de São José de Ribamar, na zona metropolitana de São Luís, que ontem se despediu do tradicional festejo em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. O município ficou tomado por fieis e muitos nem eram maranhenses. Afinal, vem gente de longe testar o poder milagroso de São José. Um dos pontos de maior concentração foi a Gruta dos Milagres, onde os devotos acendem velas para agradecer pelas graças alcançadas e pedir mais proteção ao santo.

Treinamento do CB
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é parceiro privilegiado, há anos, da Academia Viva Água. Essa proximidade é resultado da preocupação que as duas instituições têm com a segurança no meio aquático. Da última segunda-feira (24) até a sexta-feira (28), 13 bombeiros militares participaram de treinamento naquela academia. As atividades teóricas, com aulas e palestras, foram realizadas no auditório.

Treinamento do CB 2
As aulas práticas aconteceram na piscina, setor do funcional e na Arena Viva Água, com o a participação dos professores Eduardo Roberto, Carina Diniz Meireles e Williana Mochel para o treinamento funcional e de CrossFit. A coordenadora do treinamento, major Priscila Chahini, afirmou que o treinamento e atualização dos conhecimentos são fundamentais para o bom desempenho dos bombeiros militares.
Ela esteve à frente do treinamento de natação e salvamento aquático na piscina.

Promessas Irrealizáveis
Os brasileiros – e os maranhenses de modo especial – assistem aos últimos capítulos da novela intitulada Promessas Irrealizáveis, encenada por grande parte dos candidatos. Nos programas de rádio e TV, nos comícios e nas entrevistas, acompanham o melancólico espetáculo da incompetência quase generalizada na elaboração de propostas. Mesmo assim, não há melhor instrumento do que o voto, usado com lucidez e cuidado para se sobrepor ao engodo e à lama. É preciso garimpar e encontrar candidatos honestos, que assumam a responsabilidade da gestão pública com respeito,
além de espírito democrático.

Corre na frente
Comenta-se à boca curta que vereadores de São Luís teriam pedido informações ao gabinete do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Está sobre sua mesa projeto de lei para cobrar Imposto sobre Serviços (ISS) de empresas que se utilizam da Internet para oferecer hospedagem. A cobrança, entre 2 e 5 por cento do faturamento, igualará as condições dos portais virtuais com os hotéis, que recolhem ISS. Numa época de crise nos cofres municipais, a oportunidade não deve ser perdida.

Credibilidade
Ao se manifestar pelo rigor no cumprimento de prazos de revisão periódica, mantendo 3,4 milhões de títulos inaptos para o voto no pleito de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a credibilidade do sistema eleitoral. É de se lamentar que um número tão elevado de pessoas não tenha demonstrado a atenção necessária ou disposição para realizar o cadastramento biométrico no tempo previsto. O país, porém, não pode admitir que uma eleição tão decisiva para o seu futuro seja realizada na base do uso de títulos em duplicidade ou em nome de pessoas já falecidas.

Para escrever na pedra:
“Uma mulher leva vinte anos para fazer do seu filho um homem – outra mulher, vinte minutos para fazer dele um tolo”. De Helen Rowland.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.