Atenção a saúde

Dia Mundial do Coração é lembrado com alerta

Coordenação estadual da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Núcleo Acadêmico de Cardiologia da UFMA promoveram atividade preventiva dos males do coração, no Shopping da Ilha

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Pelo menos 20 milhões de pessoas, por ano, no mundo, morrem acometidas por doenças do coração. No Brasil, são 500 mil. Dessas doenças, 80% poderiam ser evitadas por meio de medidas preventivas. Daí a importância das campanhas educativas e das ações preventivas, como a que aconteceu sábado, no Shopping da Ilha, em alusão ao Dia Mundial do Coração, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Núcleo Acadêmico de Cardiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Médicos e acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Nutrição aferiram pressão arterial, mediram a taxa de glicemia e colesterol e fizeram avaliações nutricionais e médicas em pessoas que se dirigiram ao shopping. Foi o caso da estudante Luana Amaral, que passou por todas as etapas. “Ainda bem que não tive nenhuma indicação negativa, mas reforçaram a importância do cuidado com a alimentação e a necessidade da atividade física, que são muito importantes para a manutenção da saúde”, disse.

O acadêmico de nutrição Rafael Araújo orientou as pessoas atendidas e apresentou alguns dados preocupantes. “Infelizmente, 50% da população brasileira está cima do peso, o que é bastante preocupante e nos motiva a realizar ações como esta. Hoje é um dia de alerta sobre o fato de que tudo pode refletir no coração”, alertou.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Maranhão, Aldryn Nunes Castro, que participou da ação, lembrou que a campanha ocorre em nível mundial. “No Brasil, todos os estados estão engajados e no Maranhão também estamos fazendo este alerta importante”, disse.

SAIBA MAIS

No Brasil, 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados são desencadeados por hipertensão, uma das que mais matam. Também conhecida como pressão alta, ela pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta. Esse processo dilata o coração, danifica as artérias e, consequentemente, favorece a ocorrência de ataques cardíacos e derrames cerebrais. Mas há outras: infarto agudo do miocárdio, AVC e insuficiência cardíaca, entre outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.