Maria Clerethy, atleta mirim

Esforço para vencer no judô e na vida

Aos 12 anos e moradora do povoado Centro do Coroatazinho, em São Mateus, ela precisa cruzar um rio para praticar o esporte no projeto São Mateus do Amanhã

Marcio Henrique Sales / O ESTADO DO MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Maria Clerethy Marques quer ser judoca e advogada
Maria Clerethy Marques quer ser judoca e advogada (a gente conta Maria Clerethy Marques de Araújo)

SÃO MATEUS - Aos 12 anos, a atleta de Judô de São Mateus (MA), distante 180 km de São Luís, Maria Clerethy Marques de Araújo, encara todos os dias os obstáculos e desafios impostos pela vida para praticar o esporte que escolheu. A menina, que é aluna do projeto São Mateus do Amanhã, no inverno precisa atravessar um rio de canoa para ir as aulas, mas, mesmo assim, ela não desanima. Durante as aulas, a garota encontra muitos motivos para sorrir, e sempre com a companhia e o incentivo da mãe, Maria Conceição Marques.

Maria Clerethy mora no povoado Centro do Coroatazinho. “É um pouco ruim, porque a travessia de canoa dura uma hora e, no verão, quando posso vir de moto, dura apenas 15 minutos, mas vale a pena. Com o judô melhorei como aluna e como filha, pois hoje tenho mais disciplina e dedicação em tudo que faço”, afirmou.

O projeto São Mateus do Amanhã, desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), lançou no dia 15 de setembro, no Ginásio José Ovídio da Silva Dias, uma nova etapa, com a presença da judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nas Olímpias de Londres.

A ação, lançada em 2017, é inspirada pelo projeto Fórum de Desenvolvimento do Jaracati em São Luís, que também foi uma iniciativa do ICE-MA através de seus associados e que, atualmente, é coordenado pela própria comunidade e beneficia centenas de crianças com aulas de diversas modalidades esportivas, além do judô.

Maria Clerethy foi uma das primeiras a se inscrever para praticar judô. “No início minha mãe era contra e não queria que eu participasse. Então, eu e duas amigas nos inscrevemos, mas só eu fiquei. Estou gostando muito do judô e, devido ao meu comportamento na escola e em casa ter melhorado, hoje minha mãe me apoia”, contou.

Para Maria Clerethy, o judô mudou sua vida. “Antes, eu era uma pessoa muito tímida e, atualmente, consigo fazer mais amizades e passei a ser mais extrovertida. Na escola, as minhas notas aumentaram. E em casa, me tornei uma filha melhor, mais responsável”, comentou.

Durante a visita da judoca Sarah Menezes, Maria Clerethy aproveitar para tirar uma foto com quem serve de motivação para ela seguir no Judô. “A Sarah Menezes é incrível. Ela, assim como eu, vem de família humilde e de uma cidade pequena, mas conseguiu vencer no esporte. Quero ser no futuro uma atleta de ponta como ela e quem sabe disputar uma Olimpíada”, comentou.

Antes, eu era uma pessoa muito tímida e, atualmente, consigo fazer mais amizades e passei a ser mais extrovertida. Na escola, as minhas notas aumentaram.

Medalha

Maria Clerethy já mostrou que tem talento para o esporte. Na primeira competição que disputou, um torneio organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Jaracati, em São Luís, ela foi uma dos quatro atletas do São Mateus do Amanhã que conquistaram medalhas. “Foi uma experiência muito boa, pois competimos com atletas de São Luís, que têm bom nível técnico, mas graças ao que aprendemos com o nosso mestre Clodoaldo Despaigne Márquez, conseguimos competir no nível dos atletas de São Luís”, comentou ela falado sobre o técnico Clodoaldo Despaigne, um cubano que foi morar em São Mateus por causa da esposa médica, contratada no Brasil.

Porém, além de querer ser judoca, a jovem sonha com outra profissão. “Gosto muito do judô, mas eu quero ser uma advogada e vou estudar para isso. Quero continuar no esporte o quanto for possível, mas meu sonho também é ser advogada”, admitiu.

SAIBA MAIS

O projeto

O projeto São Mateus do Amanhã oferece práticas esportivas de judô, visando contribuir para o processo formativo, o desenvolvimento físico e social bem como para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de crianças. Além da prática esportiva, os pequenos atletas são monitorados por uma equipe multiprofissional, que acompanha o rendimento físico, nutricional e odontológico deles.

O projeto já é exitoso e já rendeu títulos aos novos judocas de São Mateus. Na primeira competição que participaram, a Copa Shiroi de Judô, os quatro atletas que competiram ganharam medalhas.

O ICE-MA já atua há 17 anos praticando e disseminando as políticas de responsabilidade social no Maranhão. Com a expansão proporcionada pelo patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o São Mateus do Amanhã registrou aumento de 50 para 70 no número de crianças praticando Judô.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.