Eleições

Eleições: Marinha vai intensificar fiscalização

Ações buscam garantir a segurança de quem vai utiliza os transportes para ir aos domicílios eleitorais

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Embarcações que conduzirão eleitores serão inspecionadas
Embarcações que conduzirão eleitores serão inspecionadas (embarcações)

A Capitania dos Portos do Maranhão já está impulsionando as ações de fiscalização no transporte marítimo do estado. As atividades serão realizadas até a segunda-feira (8), dia que sucederá as eleições, e buscam garantir a segurança de passageiros que utilizam os transportes para ter acesso aos seus domicílios eleitorais. 32 militares estarão envolvidos nas operações realizadas na capital e região metropolitana e nas cidades de Axixá, Icatu e Barreirinhas.

De acordo com o chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, capitão-tenente Adriano Alves, dos 32 oficiais, 24 estarão nos municípios de Icatu e Axixá, assegurando a votação e apuração de resultados das eleições. Em Barreirinhas, 4 militares atuaram na fiscalização de embarcações de transporte de passageiros, assim como as de esporte e recreio.

Em São Luís, outros quatro militares da corporação inspecionarão embarcações em toda a orla, inclusive nos municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, que compõem a região metropolitana da capital, garantindo, inclusive, que as embarcações não realizem viagens com excesso de lotação.

Além das operações fiscalizatórias, a Capitania dos Portos orienta passageiros para que se mantenham cautelosos antes e durante as viagens em transportes marítimos. “As recomendações são atinentes à disponibilidade de coletes salva-vidas para todos que estejam a bordo”, destacou o capitão-tenente Adriano Alves.

O chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário destacou ainda para a capacitação dos condutores e documentação de embarcações. “Os condutores devem ser habilitados e portarem a sua habilitação original, assim como os documentos de inscrição da embarcação junto à Marinha”, e chamou atenção para a responsabilidade dos condutores que “jamais devem conduzir suas embarcações sob efeito de bebidas alcoólicas e outras substâncias que possam alterar sua cognição”.

Todas as embarcações que estiverem em operação estarão sujeitas às inspeções que, em São Luís e no município de Barreirinhas, já estão sendo realizadas. Nas cidades de Axixá e Icatu, as ações terão início no sábado que antecede as eleições, seis de outubro. A operação será finalizada no dia 8 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.