Relíquias

''Cemitério'' guarda mais de 300 carros da era soviética na Rússia

Museu a céu aberto foi criado por mecânico aposentado e tem relíquias em ruínas. "Eu prefiro passar fome do que vendê-los", diz Mikhail Krasinets, dono da coleção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Mais de 300 carros da era soviética são guardados em um museu ao céu aberto
Mais de 300 carros da era soviética são guardados em um museu ao céu aberto (Reuters/Carros)

MOSCOU - Na remota vila de Chernousovo, o mecânico aposentado Mikhail Krasinets guarda mais de 300 carros da era soviética em ruínas, remanescentes de uma indústria automobilística que teve seu auge e se desintegrou com a queda da União Soviética.

Seu museu a céu aberto, a cerca de 260 quilômetros ao sul de Moscou, capital da Rússia, atrai um punhado de amantes de automóveis e nostálgicos no verão, mas poucos fazem a viagem até o local isolado, que alguns dizem se assemelhar a um cemitério automotivo.

Krasinets comprou seu primeiro carro em 1981, quando trabalhou na fábrica da AZLK em Moscou, que produziu o popular modelo Moskvitch, cujo nome significa um nativo de Moscou.

Com o tempo, seu hobby começou a ocupar cada vez mais espaço e, por fim, a Krasinets foi forçado a realocar seus adorados carros antigos, que incluíam Moskvitch, Volga e outros modelos.

“Em Moscou, tive problemas para armazenar meu equipamento”, disse ele. “Eu consultei minha esposa. Precisamos sair e vir aqui para a nossa fazenda.

A maioria dos carros em sua coleção está enferrujada e amassada e partes estão espalhadas entre o labirinto de veículos na propriedade. Mas para Krasinets, eles são relíquias inestimáveis do passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.