DENÚNCIA

Reportagem sobre desperdício de remédios em São Luís ganha repercussão nacional

O problema foi destaque na edição do jornal Bom dia Brasil, na manhã desta sexta-feira (28)

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Remédios vencidos eram guardados em um galpão na BR -135
Remédios vencidos eram guardados em um galpão na BR -135 (medicamentos)

SÃO LUÍS - A reportagem da TV Mirante, que denuncia a perda de grande quantidade de remédios guardados em um galpão de São Luís, repercutiu nacionalmente. O desperdício foi destaque na edição do jornal Bom dia Brasil, na manhã desta sexta-feira (28).

Várias caixas ainda fechadas contendo medicamentos que serviriam para o tratamento de doenças como diarreia, dermatite ou candidíase e micoses, crises de refluxo, vômitos e pra aliviar náuseas; além de água para autoclave, usada para esterilizar artigos hospitalares, eram guardadas em um galpão, enquanto passavam do prazo de validade, a falta desses mesmo tipo de remédios é confirmada por funcionários dos postos de saúde.

Os medicamentos, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) não eram distribuídos, fato também confirmado por um ex-funcionário do almoxarifado. A secretaria chegou a ser informada da situação, mas não fez nada para resolver o problema na época.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que instaurou sindicância para apurar a responsabilidade pelo ocorrido e editou uma portaria nomeando uma comissão técnica para conduzir o processo de incineração dos medicamentos de acordo com as normas sanitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.