SÃO COSME E DAMIÃO

Doces e guloseimas para crianças no Dia de Cosme e Damião

Em ações de caridade e evangelização, santos distribuíam doces a crianças, ato repetido por fiéis

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Dona Bibi manteve a tradição e distribuiu doces e bombons às crianças
Dona Bibi manteve a tradição e distribuiu doces e bombons às crianças (cosme e damião)

Para as crianças moradoras do centro e bairros adjacentes, ontem (27), quando se comemorou o Dia de São Cosme e Damião, foi dia de sair em busca da tradição que faz parte da história dos santos: os doces e as guloseimas distribuídos pelos devotos, em várias partes da cidade.

Era por volta de 10h quando a frente da residência de Maria Benedita Veloso, ou dona Bibi, como é conhecida, já estava tomada pela multidão de crianças e adultos, esperando pela tão aguardada hora da distribuição dos doces. “Eu participo desde quando eu tinha 8 anos. Vir aqui, na casa da dona Bibi, é bem legal, porque a gente acaba fazendo amigos”, disse Marcela Braga Oliveira, estudante, de 12 anos.

“Foram dias de cansaço, durante a preparação, e preocupação em imaginar se ia dar certo ou não, mas a gente seguiu com a certeza de que ia correr bem, porque os guias estavam ali, nos ajudando. A movimentação de crianças foi bem maior, e isso me deixa muito feliz, principalmente em poder cumprir esse feito, com brilhantismo, por mais um ano, pois isso para mim é muito importante”, frisou a dona Bibi, que, há mais de duas décadas se prepara anualmente para reunir e poder contribuir para o sorriso de cada um que vai à procura da comemoração aos santos em sua casa, visitantes que lhe ajudam a seguir com a tradição.

Valéria Moraes também contou como foi para ela, hoje com 20 anos e mãe do David, de 2 anos, que participou do momento pela primeira vez. “No meu tempo de criança, eu também saía com vários meninos e meninas em busca dos doces. A diversão era grande. Hoje, eu ainda gosto e, agora, aproveitei para trazer meu filho, para ele conhecer e seguir essa tradição”.

Para muitas pessoas, devotas dos gêmeos Cosme e Damião, a tradição vai além da distribuição dos doces e da alegria das crianças. Trata-se também de um momento de gratidão e comemoração, por graças alcançadas ou porque a data simboliza um outro episódio importante da vida.

SAIBA MAIS

Irmãos gêmeos, Cosme e Damião eram médicos. Eles vieram da Ásia Menor e, por meio de seus conhecimentos e orações, curavam pessoas e animais gratuitamente. Entretanto, perseguidos pelo imperador romano Deocleciano, os irmãos foram degolados por volta de 300 d.C.

Segundo o catolicismo, Cosme e Damião são santos e mártires do Império Romano no século IV. Em 26 de setembro, lembra-se o martírio dos irmãos na Síria, em perseguição, quando teriam sido decapitados.

Em suas ações de caridade e evangelização, distribuíam doces a crianças, o que marcou a figura da dupla.
O dia de São Cosme e São Damião também é celebrado no candomblé. Entretanto, neste caso, comemora-se a tradição em 27 de setembro, tendo como referência, dois orixás, os ibejis, divindades africanas. Para o candomblé, eram irmãos gêmeos, que, em troca de brinquedos e doces, resolviam os problemas levados a eles. Para os católicos São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de Medicina.

Doces e guloseimas fazem a alegria no dia de São Cosme e Damião

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.