Literatura

Rajadas de inspiração e sabedoria em livro de autoria de Sanatiel Pereira

Escrito por Sanatiel Pereira, membro da Academia Ludovicense de Letras, livro “A Curva do Vento”, que reúne 40 crônicas, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O escritor Sanatiel Pereira lança livro hoje
O escritor Sanatiel Pereira lança livro hoje (Sanatiel Pereira )

SÃO LUÍS- “Mais maduro e amoroso”. É assim que o escritor Sanatiel Pereira define seu novo livro de crônicas, intitulado “A Curva do Vento”, com 178 páginas. A obra será lançada hoje, às 19h, na Livraria Amei (São Luís Shopping). Os exemplares, cerca de 500, ficarão disponíveis no mesmo espaço.

Com prefácio assinado por Sebastião Jorge, professor emérito da Universidade Federal do Maranhão, jornalista e advogado membro da Academia Maranhense de Letras, “A Curva do Vento”, segundo o próprio autor, é uma conversa com pessoas vivas e algumas que já se foram. São crônicas inéditas e algumas publicadas em O Estado. “É um diálogo com quem já passou por mim, assim como o vento passa por nós e nos refresca, aliviando o calor, com sua amorosidade”, compara.

A obra é carimbada por significados que muito representam para o escritor. A capa, por exemplo, retrata uma mansão erguida numa esquina do município de São Bento, terra natal do cronista. A residência, onde mora a poeta e escritora Nazaré Farias, é um endereço emblemático e é justamente ela que inspirou o autor para a definição do título da obra. Sanatiel conta que a tal mansão é um marco em São Bento, uma vez que é por lá, onde o vento faz a curva, que passa a história da cidade, ou seja, por onde cruzam os principais acontecimentos.

Na página 21, Sanatiel conta que a casa está preservada por mais de um século, mantendo todas as suas características de construção colonial, assim como os móveis de madeira no seu interior. Dada a sua significância para a história arquitetônica do município, o autor é da opinião de que a estrutura precisaria ser restaurada. “O piso de tábua corrida em cedro, um pouco desgastado pelo tempo, guarda em sua alma o ruído do andar de seus antigos donos e os falatórios de festas que, sem dúvida, presenciou. As portas e as janelas, também em cedro, ainda possuem as ferragens originais feitas de latão batido que está sendo lentamente corroído pelo tempo”, escreve.

O maranhense costuma dizer que escreve para enaltecer as coisas. “Escrevo sobre a relação do homem com seu tempo e sua luta pela sobrevivência”, afirma. Assim sendo, na página 53, em “As regras do deserto”, escreve: “Ele sempre tem uma forma de ver os fatos pelo lado positivo; é especialista em tirar vantagem das adversidades. Para ele, não existe tempo ruim, somente oportunidades para aprender e crescer com a experiência humana. Entretanto, este meu amigo tem seus dias de deserto, como ele próprio diz. Quando as questões não encontram solução em nenhuma das respostas catalogadas, ele entra no deserto pela convicção de não existir outro método melhor de resolver os novos questionamentos”, ao relatar sobre um “amigo fantástico” que tem lhe ensinado regras de sobrevivência não escritas em nenhum livro de autoajuda.

Romance - Sanatiel Pereira apresenta 40 crônicas em “A Curva do Vento”, mas tudo indica que, no ano que vem, ele partirá para outras empreitadas literárias e dedicará a pena a outros gêneros, como o romance, cujo primeiro título, de nome não revelado, está no prelo. A obra contará a história de um maranhense que parte em viagem para Lisboa. A inspiração é Nauro Machado, um dos poetas brasileiros mais fecundos e importantes de todos os tempos.

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Maranhão, Sanatiel Pereira é mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. É professor associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem mais de 100 artigos e crônicas publicados em jornais. Escreveu os livros de crônicas “Mulheres de Atenas”, “Os Quatro Elementos” e ‘janelas do Tempo”, e também os de conto “Severiano Marinheiro” e “O Poço”, e o de novela “O Vale das Trutas”. É membro fundador da Academia Sambentuense e da Ludovicense de Letras e membro colaborador da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “A Curva do Vento”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Amei (São Luís Shopping)

Preço do livro: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.