COLUNA

Juiz posicionado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O juiz eleitoral Alexandre Lopes Abreu foi denunciado pela coligação "Maranhão Quer Mais" por causa de suas decisões consideradas tendenciosas nas ações que chegam às suas mãos no Tribunal Regional Eleitoral maranhense.
De acordo com a denúncia, Abreu tende a beneficiar claramente os pleitos do governador Flávio Dino (PCdoB), em detrimento de ações de seus adversários.
Dos 15 pedidos feitos pela coligação roseanista nos últimos dias, o juiz julgou todas improcedentes ou indeferiu.
Já no caso das representações movidas pela coligação de Flávio Dino - um total de 11 -, ele deu provimento a sete.
“No fim de semana, sem dúvidas, o Requerido parece ter passado de todos os limites. Em um plantão, deferiu 6 (seis) liminares em favor dos Leões”, afirma a coligação.
A ação da coligação será julgada pela Corregedoria Eleitoral, mas as lideranças políticas temem também que o corporativismo deva imperar também neste caso.

Susto
O núcleo da campanha do deputado federal Aluisio Mendes (PODE) tomou um susto na manhã de quarta-feira, 26.
Um veículo do parlamentar capotou, após o motorista perder o controle em uma estrada de piçarra na zona rural de Zé Doca.
Rapidamente, a notícia sobre o acidente espalhou-se, mas Mendes não estava no carro. Os ocupantes, o motorista e um aliado político, não tiveram ferimentos graves.

Candidato fake
O prefeito de Codó, Francisco Nagib, e o ex-prefeito Zito Rolim, ambos do PDT, têm praticado fake eleitoral.
Estão espalhando nas redes “santinhos” com a imagem do ex-presidente Lula como candidato do PT à Presidência da República.
O candidato do PT, como se sabe, é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Fake news
Circula em grupos de WhatsApp fake news de que o candidato ao Senado Sarney Filho (PV) é réu em ação popular.
Sobre a notícia falsa, o candidato lamentou a postura dos adversários e voltou a pedir por campanhas limpas no Maranhão.
- Pelo fato de eu ser ficha-limpa, alguns fichas-sujas querem me igualar a eles, o que é lamentável - declarou.

Golpe
Tem nome e sobrenome a responsável pela desistência do deputado Sousa Neto (PRP) da candidatura à reeleição: a prefeita Vianey Bringel, de Santa Inês.
Ela é criticada pelo parlamentar por não ter-lhe dado o apoio prometido para a campanha.
Segundo Ricardo Murad (PRP), ao abdicar da candidatura Sousa Neto está pavimentando o caminho para uma candidatura a prefeito de Santa Inês em 2020, contra a própria Vianey.

Obra roseanista I
A coligação roseanista quer também tirar do ar os programas do governador Flávio Dino em que ele afirma ter construído 26 Iemas no Maranhão, o que não é verdade.
Na verdade, os Iemas são apenas a mudança de nomenclatura dos antigos Cetectmas, dos quais 19 foram construídos por Roseana.
Ou seja, daquilo que Flávio Dino diz ter construído, ele teve participação efetiva em menos de 20%.

Obra roseanista II
Outra obra que Flávio Dino usurpou do governo Roseana e anuncia em sua propaganda ser dele é a dos Hospitais Macrorregionais.
Roseana construiu todas as unidades de saúde deste tipo existente no estado, entregando duas e deixando oito para Dino apenas inaugurar.
São exatamente estas oito que o comunista diz que fez, sem ter feito.

DE OLHO

3,3 milhões Foi o total de títulos cancelados pela Justiça Eleitoral por não comparecerem à revisão que garantiria a inclusão do sistema biométrico.

E MAIS

• O governo Flávio Dino, na propaganda, é um mero anúncio de obras feitas pela ex-governadora Roseana Sarney e usurpadas por ele.

• Pelo menos seis candidatos a deputado federal ou estadual fazem campanha nestas eleições, de olho no processo eleitoral de 2020.

• São eles: Eduardo Braide, Neto Evangelista, Fábio Câmara, Rose Sales, Wellington do Curso e Yglésio Moyses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.