COLUNA

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O DESEMBARGADOR Paulo Velten Pereira, do Tribunal de Justiça do Maranhão, lança,hoje à noite, no Espaço Cultual do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, seu livro “Tutela Judicial e Novos Modelos Decisórios”, com o selo da Editora Juruá. O livro é um importante suporte para a construção de modelos jurídicos decisórios na solução de controvérsias de natureza contratual, em contraposição ao ativismo judicial no processo normativo
O DESEMBARGADOR Paulo Velten Pereira, do Tribunal de Justiça do Maranhão, lança,hoje à noite, no Espaço Cultual do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, seu livro “Tutela Judicial e Novos Modelos Decisórios”, com o selo da Editora Juruá. O livro é um importante suporte para a construção de modelos jurídicos decisórios na solução de controvérsias de natureza contratual, em contraposição ao ativismo judicial no processo normativo

Molina aqui
“Estamos todos vigiados”. É o que diz Ricardo Molina em um dos capítulos do seu livro “O Brasil na Fita”, referindo-se a diversos casos de grampos e espionagens de personalidades públicas da política no país, a “grampeolândia”,
como ele mesmo afirma.
Alguns dos casos narrados em seu livro serão contados durante palestra no Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior, nesta quarta-feira, à noite.
Com mais de 400 páginas, Molina, que é referência nacional em perícia, relata casos de Collor a Dilma, de Magri à Lava-Jato. São casos investigados em mais de 20 anos de atuação como perito. Nada escapa ao olhar de Molina, que é conhecido também por controvérsias e polêmicas que costuma causar em muitas investigações.

Buteco
O cantor Gusttavo Lima está ouriçando a ala jovem local.
É que o artista, considerado um fenômeno da música sertaneja no Brasil, virá a São Luís para uma apresentação especial que terá duração de três horas, com uma megaprodução assinada pela produtora 4 Mãos.
O show, batizado de Buteco do Gusttavo Lima, acontecerá neste sábado, no estacionamento do São Luís Shopping, com promessa de lotação máxima em todos
os espaços.

Desconto
São Luís vai receber, no próximo dia 6 de outubro, o primeiro festival de gastronomia voltado para carnes, o “BBQ SLZ/BBQ Festival”, que vai acontecer no Villa Reale Buffet com degustações especiais de cortes exclusivos de carnes e presença de renomados churrasqueiros.
O evento que começa ao meio-dia tem o objetivo de promover o encontro dos profissionais da área com os amantes de churrascos e carnes, em uma deliciosa programação.
Detalhe importe: os clientes da TVN que estiverem interessados em participar, terão um descontão, bastando apresentar a fatura atual da TVN com documento de identificação nas sedes da Bilheteria Digital no Rio Poty Hotel, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping.

46ª Abav
O trade turístico maranhense desembarca em São Paulo nesta semana para participar da 46ª Abav – Expo Internacional de Turismo 2018. Em tempos de alta do dólar os destinos turísticos do Maranhão estão bombando.
A procura pelas cidades do estado só tem aumentado por conta dessa nova realidade econômica.

Tiroteio
É voz geral quando se fala na possibilidade de um segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad: vai ser uma zorra!
Ou seja: estaremos no meio de um tiroteio político como os moradores de favela em tiroteio de traficantes.
E vai ser tiro de alto calibre.
Eis o senso comum entre jornalistas e políticos sobre o que vem por aí.

Censura em juízo
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou um dado que expõe a quantidade de pedidos de remoção de conteúdo na internet. Só este ano, 37 pedidos de candidatos à presidência foram feitos pela remoção de textos e artes, impetrados na Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 36 pedidos, e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) recebeu uma ação. Bolsonaro (PSL) lidera a batalha jurídica: fez 24 pedidos aos tribunais para que conteúdos de internet sejam apagados da rede. No total, os tribunais receberam 250 destes pedidos.

TRIVIAL VARIADO

Até a eleição de 1986, era comum aos candidatos anunciarem, durante a campanha, os que seriam convidados para as principais secretarias. Com a criação do segundo turno, ficou muito mais difícil. As composições com mais partidos inviabilizam a antecipação.

Na época da remarcação diária de preços, este colunista ouviu de uma consumidora a melhor definição sobre inflação: “Cobram mais do que os produtos valem”.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo registra alta de 0,09 por cento este mês. É a mais baixa para setembro desde 2006. O tema vital para a população não entra no debate da campanha. Se algum candidato defendesse o governo federal, aproveitaria
para faturar.

Há 296 instituições públicas de ensino superior e 2.111 particulares no país. É evidente que o Ministério da Educação não tem estrutura para fiscalizar a qualidade do ensino. Muitas funcionam como usina de diplomas. Cobram e não entregam o que prometem.

Não é nesta campanha que as coligações deixarão de ser clientelistas e oportunistas. Continuará assim, enquanto a legislação não estabelecer um freio. O que vê, mais uma vez, é o enriquecimento do inolvidável fisiologismo.

Quando o Brasil tinha uma dívida externa muito alta e faltava dinheiro, os governos costumavam propor “o pagamento simbólico dos juros”. Os bancos respondiam que aceitavam, desde que o símbolo fosse o retrato de George Washington numa cédula verde.

A dívida pública no país, acumulada desde o período do Império, corre rapidamente para os 5 trilhões de reais. Nenhum gestor público pediu desculpas aos
que pagam impostos e sustentam a gastança.

Os juízes de Direito Rogério Rondon e Gisele Rondon reúnem amigos logo mais à noite para comemorar a nova idade dele. O encontro será no bistrô
Alameda Trinta.

A cada nova eleição presidencial, um ensinamento chinês é lembrado: quando o homem errado usa os meios certos, os meios certos funcionam de modo errado. Exemplos na história brasileira não faltam.

Os programas de propaganda eleitoral reavivam a existência da geleia geral de partidos políticos. Para a grande maioria da população, as siglas não passam de uma sopa de letrinhas, cara e indigesta.

No boxe, um dos riscos é o lutador se refugiar no canto do ringue, o chamado córner, e ali receber socos fulminantes do adversário. Transpondo para o embate eleitoral, é o que alguns candidatos tentarão fazer nos últimos dias da campanha.
Bater sem parar.

Independente de quem seja o futuro presidente da República, o Centrão já ganhou. Nenhum conseguirá governar sem o apoio do conhecido conjunto de partidos que se molda às conveniências e garante apoio sem vacilar.

Além de se preocupar com a saúde, Jair Bolsonaro tenta neutralizar declarações mais fortes do vice Hamilton Mourão e do consultor de Economia,
Paulo Guedes.

Há dez anos, o jornal francês Le Monde publicou que “o Brasil se transformou num vaudeville”, que identifica o teatro de variedades. Acrescentou: “É neste palco que o povo sofre overdose de escândalos políticos.” Nada mudou.

DE RELANCE

Dois paraibanos
Muita gente se refere ao poeta José Chagas, como sendo maranhense. Afinal, sua obra foi toda produzida em São Luís. O mesmo acontece com Ariano Suassuna, sempre confundido como sendo pernambucano. Ele passou a maior parte de sua vida no Recife, onde morreu. José Chagas era membro da Academia Maranhense de Letras. E Suassuna foi aclamado para a Academia Pernambucana de Letras. Os dois grandes intelectuais, no entanto, nasceram na Paraíba. E muita gente esquece disso. Este Repórter, inclusive.

Tiro n’água
Passado o primeiro turno, prefeitos do Maranhão – e, certamente, de todo o país – vão retomar o caminho de Brasília em busca de liberações. Será a última chance no atual governo. Dinheiro existe. O problema começa no preenchimento precário dos documentos que justificam os projetos. Chegando aos ministérios, os técnicos rejeitam. O capítulo seguinte é mais amargo: muitas populações deixam de receber benefícios em consequência do despreparo.

Viúvas do tucanato
O PT, que governou o Brasil por 13 anos e meio, com Lula e Dilma, surfa nos acertos do seu tempo e pena nos desatinos éticos que em 2016 levaram multidões para as ruas, em nome do impeachment de Dilma, num ostensivo protesto contra a corrupção desenfreada. Temer assumiu, veio o escândalo de Joesley Batista destronando Aécio Neves e, por tabela, a moral dos tucanos, adversários históricos do PT. A maior parte dos seguidores de Bolsonaro é das viúvas do tucanato, que em toda a era Temer se encolheu das ruas, guardou as panelas dos panelaços e agora volta à cena com o nome de Jair Bolsonaro. Bolsonaro mais xinga do que discursa, mesmo assim satisfaz para enfrentar o PT, que tanto indignou a geração das redes sociais que bolsonarizou. Tem os ingredientes para o império do ócio. Vai ser salve-se quem puder.

Ira de Ciro
O sangue de Ciro Gomes ferveu durante campanha eleitoral em Goiânia, na sexta-feira, 21. O pedetista deixou as suas propostas do eventual governo de lado, caso eleito presidente da República na eleição de outubro, para desferir duras críticas ao também presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Num momento, ele recebeu uma camiseta supostamente com a imagem do adversário político, que estaria ali, segundo Ciro, apenas para tumultuar. Com palavras de baixo calão e ligando Bolsonaro a regimes totalitários, o culpou pelo episódio porque, segundo Ciro, dissemina “cultura de ódio”. A provocação com a camiseta acendeu foi a ira do ex-ministro.

Inovação em negócios
Tem uma ideia inovadora em negócios de alto impacto e busca recursos para viabilizá-lo? O Banco do Nordeste disponibiliza R$ 5 milhões para projetos transformadores. Os recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), não reembolsáveis, estão previstos no edital de subvenção econômica para inovação em empresas da região Nordeste, disponível na página da instituição na internet (bnb.gov.br). As inscrições podem ser enviadas até 24 de outubro.

Para descomplicar
Um jornalista baiano está lançando pela plataforma da Amazon um e-book com a intenção de explicar tintim por tintim o que é o jogo político com suas nuances ideológicas, apartidariamente. Veja o título: Votar em quem? Manual sintético e minimalista para entender um pouco de policística e ideologia. Fica parecendo que quem ler vai sair mais baratinado.

Nas alturas
O placar eletrônico Impostômetro, mantido pela Associação Comercial de São Paulo, atingirá, hoje à noite, 1 trilhão e 700 bilhões de reais. É a soma de impostos, taxas, contribuições e multas pagas aos governos municipal, estadual e federal desde 1º de janeiro deste ano. Em 2017, o mesmo valor foi atingido a 18 de outubro. Portanto, ocorre agora antecipação de 24 dias.

A caminho de 1 trilhão
A dívida total dos 26 Estados e do Distrito Federal somava, ontem à tarde, 827 bilhões de reais. Nos últimos quatro anos, subiu 28 por cento. Mesmo assim, há 186 candidatos concorrendo aos governos e dispostos a descascar o abacaxi (160 homens e 26 mulheres). Entre os que mais inscreveram filiados para concorrer estão PSol (25), PSTU (17), PT (15), MDB e PSL (13 cada) e PSDB (12).

Para escrever na pedra:
“Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo”. A frase é atribuída ao genial pintor Vincent Van Gogh (mas se não for dele, também vale a reflexão).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.