Vacinação abaixo da expectativa

HPV: apenas 20% do público-alvo foi vacinado em SL

Conforme a Semus, vacina é ofertada no calendário de rotina e está disponível nas unidades básicas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se imunizar
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se imunizar (HPV)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apontam que apenas 20% da cobertura estimada para o ano de 2018 foi alcançada, contra o HPV em São Luís. De acordo com a pasta, na capital maranhense, até ontem (24) – data de divulgação do último balanço do setor de imunização – 4.300 meninas e 3.353 meninos foram cobertos, o que dá um total de 7.653 doses aplicadas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o ano 96.964 doses foram aplicadas no território maranhense. Ainda segundo a pas­ta, os dados de cobertura para os meninos no estado “ainda estavam sendo consolidados” até o fim da semana passada. Para ampliar os dados de imunização, nas últimas semanas o Ministério da Saúde (MS) intensificou as campanhas de conscientização pelo país. O objetivo da reeducação é orientar o público-alvo e seus responsáveis acerca do benefício da vacina.

Estudos do MS e corroborados pela pasta municipal concluíram que a vacina não “oferece danos à saúde dos adolescentes”. Segundo o MS, é fundamental que os pais e/ou responsáveis levem seus filhos para serem imunizados contra o HPV.

Para comprovar a baixa cobertura, O Estado esteve no dia 11 deste mês em unidades de saúde da capital. Na ocasião, foi constatado que a procura por doses estava abaixo da média. O Estado voltou na tarde de ontem (24) ao Centro de Saúde do Bairro de Fátima, um dos locais visitados antes. O movimento de procura pela vacina estava mais intenso, mas ainda abaixo do esperado.

Priscilla Alencar, de 11 anos, foi uma das pacientes atendidas no CS Bairro de Fátima, ontem. Ela disse que ainda não havia conseguido tempo para se vacinar e aproveitou uma folga da escola para se proteger. “Na minha escola, falaram da importância de se proteger. Logo, como moro aqui perto, decidir vir hoje [ontem] sozinha mesmo”, afirmou. l

SAIBA MAIS

De acordo com a Semus, o público-alvo é constituído por meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Cada pessoa deverá tomar duas doses durante a campanha, sendo que a aplicação entre uma e outra deverá respeitar o prazo de até 180 dias.

Números

Doses aplicadas na capital maranhense
Meninos: 4.300
Meninos: 3.353

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.