Editorial

Feliz comércio para o Dia das Crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O forte apelo emocional junto ao público infantil caracteriza mais uma data - 12 de outubro - que aquece o movimento do comércio de bens e serviços de diversos segmentos, como brinquedos, jogos, vídeos, eletrônicos, vestuário, calçados, artigos esportivos, lazer, entre outros. Além disso, trata-se de um período de lançamentos dos produtos que serão comercializados no final do ano. A partir dessa data, o clima natalino passa a invadir o comércio de todo o país.

A ansiedade toma conta de crianças e dos comerciantes, que esperam aumentar as vendas no período da comemoração. De acordo com pesquisa, quase metade dos consumidores brasileiros pretende comprar ao menos um presente.

Estimativa do SPC Brasil e CNDL, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,7 bilhões no comércio do país, ou seja, 75% dos brasileiros devem ir às compras na data, 5% a mais do que o totalizado no ano passado. As organizações estimam que as vendas animem o mercado varejista, mas que os gastos sejam ponderados. A expectativa é que os consumidores desembolsem em média R$ 194 com os presentes, mas 55% dos brasileiros ainda não sabe quanto gastará na data. Apesar do cenário mais animador quase um terço dos entrevistados (32%) não pretende gastar mais do que ano passado e 27% espera gastar menos. Apenas 17% dos brasileiros dizem que vão gastar mais em 2017 que o ano passado.

Em São Luís, o comércio aposta no Dia das Crianças - considerada a terceira melhor data de faturamento, depois do Natal e Dia das Mães - para alavancar vendas, conforme levantamento de intenção de consumo realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Matéria publicada na edição do último fim de semana em O Estado (22 e 23 de setembro) revela, com base em dados da Fecomércio, que 62,7% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto pa­ra presentear em função da data, o que representa um aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado. E mais: a intenção de comemorar a data alcançou 48,1% dos entrevistados, indicando um crescimento de 12,4% em relação a 2017.

De acordo com a entidade, a aceleração de consumo em relação ao ano passado se dá em função da gradual recuperação do mercado de trabalho que tem contribuído fortemente para o restabelecimento da renda das famílias e para o aumento do nível de intenção de consumo nesse momento. O mercado de trabalho gerou um saldo de 3.821 novos postos na economia de São Luís e 8.126 vagas em todo o estado no período de janeiro a julho deste ano.

O levantamento demonstrou ainda que a intenção de consumo se apresenta mais favorável entre o público feminino (68,3%), consumidores com idade de 21 a 35 anos (67,9%), com ensino médio (59,1%) e renda familiar mensal de três a seis salários mínimos (71,1%). O estudo realizado pela Federação do Comércio do Maranhão para o Dia das Crianças 2018 demonstrou que 69,2% dos consumidores pretendem comprar presentes nas lojas do Centro Comercial e Rua Grande. Em seguida, estão as lojas de bairro (35,1%) e os shopping centers (23,8%), que ficaram na terceira posição e sofreram redução de 24% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, a recuperação gradativa do mercado de trabalho cria uma base sólida para o desenvolvimento comercial no segundo semestre e, principalmente, a partir do próximo ano. Ele considera, com base nas projeções do mercado econômico e o cenário de incertezas promovidas pelo quadro eleitoral, que a economia deverá continuar reagindo de maneira lenta em busca de uma posição confortável para retomar o efetivo crescimento, possivelmente, a partir de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.