Editorial

Tempo de barbárie

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

A última quarta-feira foi marcada por muita violência no estado. Houve ocorrência de diversos tipos de criminalidade e a maioria desses casos com requintes de crueldades. Esse dia já começou com a polícia realizando buscas em Imperatriz e cidades adjacentes para efetuar a prisão de Gigliete Silva de Sousa, de 30 anos, acusada de cometer crime de infanticídio mas até a tarde de quinta-feira, 20, não havia sido localizada. Segundo a polícia, ela é a mãe do recém-nascido do sexo masculino encontrado morto na terça-feira, 18, dentro de uma sacola plástica em uma área de matagal, nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz.

Ainda naquela cidade ocorreu mais um crime bárbaro. A jovem Jaine Ferreira Oliveira, de 18 anos, foi encontrada morta sentada em uma cadeira na cozinha de sua residência, no bairro Mercadinho, com uma marca de tiro na testa. Nesse local estava a filha dela, uma criança, de 3 anos, dormindo em um dos quartos. A polícia informou que o principal suspeito desse assassinato era o esposo da vítima, Jocelio Kerllyson Pereira Dantas, de 39 anos. Ele foi preso em flagrante no município de Peritoró durante cerco policial. A arma de fogo utilizada nessa ação criminosa foi apreendida, um revólver calibre 38. Em Imperatriz também teve o registro de um assassinato no período da noite, no bairro Mutirão.

Um outro ato de barbárie foi registrado em Alto Alegre do Pindaré. De acordo com as informações da polícia, a idosa Rosa Vieira do Nascimento, de 84 anos, foi assassinada em sua residência, a golpes de faca desferidas por seu próprio filho, Antônio José Vieira dos Santos, o Zé Vaqueiro, de 49 anos, portador de transtorno mental. A vítima foi atingida por mais de cinco facadas, a maioria no abdômen. O acusado ainda tentou fugir, mas foi dominado por moradores e quase seria linchado caso não tivesse ocorrido a intervenção de imediato dos militares. Ele foi preso e apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia, para manter a sua integridade física.

Ainda nesse dia, dois bandidos, identificados como Tatú e Gabriel Rodrigues Ribeiro, foram mortos a tiros durante confronto com policiais militares. Eles eram os principais suspeitos de terem assaltado os Correios de Mirinzal. Também houve o registro do roubo aos Correios de Barreirinhas por um bando criminoso, que acabou sendo preso na saída dessa cidade e identificados como José Alberto Soares Araújo, Gilberto Garcia Oliveira, Wemerson Martins Alves e Creon Rosa Silva. Com eles foram apreendidos arma de fogo, dinheiro e vários celulares.

Na quarta-feira, 19, ocorreu a fuga em plena luz do dia dos apenados Victor Lucci Costa da Silva, o Vitão, de 30 anos, que é líder de facção criminosa; e Ildomarques Lopes da Conceição, de 21 anos, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que esses internos pularam o muro dessa unidade prisional e ainda ontem não tinham sido recapturados.

No período da noite de quarta-feira, 19, o jovem Paulo Ricardo Lima, de 18 anos, de acordo com a polícia, invadiu armado uma das salas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de Balsas onde fez a sua ex-namorada, Laís da Conceição, de 18 anos, refém. Instalou o clima de pânico nessa instituição de ensino e somente após algumas horas de negociação entre o acusado e policiais militares conseguiram finalizar essa empreitada criminosa. Sem haver o registro de feridos graves. Agora, perguntou, onde vamos parar com tanta violência em nosso estado?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.