Flagrante

Polícia desarticula trio que assaltaria ônibus em São Luís

O grupo criminoso era formado por menores de idade; o coletivo trafegava na Avenida Portugueses, no Anjo da Guarda, quando os policiais deram ordem de parada

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Trio se preparava para assaltar coletivo, mas polícia agiu antes
Trio se preparava para assaltar coletivo, mas polícia agiu antes (Assaltantes )

São Luís - Três menores foram apreendidos momentos antes de praticarem assalto a um ônibus que trafegava na noite do último sábado, dia 22, na Avenida dos Portugueses, no Anjo da Guarda, em São Luís. O coletivo fazia a linha Ilha da Paz, com placa PSS-7237. Com os indivíduos, policiais militares do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM) encontraram uma arma de fogo artesanal calibre 38 e uma munição também do mesmo calibre.

De acordo com os policiais, os menores afirmaram que cometeriam crime de roubo em coletivos na área Itaqui Bacanga e na região central de São Luís. “Ao entrarmos no ônibus, para fazer a revista de praxe, avistamos alguns indivíduos suspeitos. Quando realizamos a revista neles, encontramos uma arma artesanal e uma munição. De imediato foi dado voz de prisão. Toda ação foi em frente ao 5° Departamento de Polícia (DP)”, relatou um dos policiais militares, que preferiu não se identificar.

No mês de julho deste, a Região Metropolitana de São Luís registrou, em média, um assalto a ônibus por dia, durante o mês de julho de 2018, de acordo com dados do Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar. No período, foram registrados 33 assaltos a coletivos nessa área, que é composta pela capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Em julho do ano passado, foram contabilizadas 44 ocorrências desse tipo, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). Uma média de 1,5 diariamente, aproximadamente.

O Centro de São Luís, Monte Castelo, Anil, Santo Antônio e São Cristóvão são os bairros onde mais ocorrem assaltos a coletivos, de acordo com informações do Batalhão Tiradentes. Desses 33 assaltos, 16 foram executados com o auxílio de arma branca, 10 com emprego de arma de fogo e sete as vítimas não conseguiram identificar.

SAIBA MAIS:

O Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís (SET) registrou 322 assaltos a coletivos na Grande Ilha, durante o primeiro semestre deste ano. O Batalhão Tiradentes contabilizou 290 assaltos a ônibus nessa região, que é formada por São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Confronto de informações:

O Estado indagou o Batalhão Tiradentes, devido os dados do primeiro semestre de 2018 está abaixo do número comunicado pelo Sindicato das Empresas Transporte de Passageiros de São Luís (SET), que coletou 322 assaltos no mesmo período. "A cada assalto a ônibus geramos um dado, mesmo que cada passageiro também registre Boletim de Ocorrência (B.O). Já o SET contabiliza todos os boletins da ação, que vai da empresa as vítimas", esclareceu Rawlisson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.