Triste memória

Papa Francisco visita celas da KGB e da Gestapo na Lituânia

Depois de percorrer corredores, o pontífice acendeu vela em memória das vítimas, dentre elas um beato e um bispo, que estão em processo de canonização

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O papa percorreu os angustiantes corredores subterrâneos, entrou nas celas 9 e 11 e visitou a sala de execuções
O papa percorreu os angustiantes corredores subterrâneos, entrou nas celas 9 e 11 e visitou a sala de execuções (Papa segunda guerra)

VILNIUS

No segundo e último dia de viagem à Lituânia, o Papa Francisco visitou as celas onde milhares de pessoas foram detidas e torturadas pelos serviços de segurança da KGB e da Gestapo e lamentou os horrores que marcam o local.

As informações são da Agência EFE. O papa percorreu os angustiantes corredores subterrâneos e entrou nas celas 9 e 11. Na última, ele acendeu uma vela em memória de todas as vítimas.

Depois, o pontífice visitou a sala das execuções, enquanto o bispo de Vilnius, Gintaras Linas Grusas, contava algumas das terríveis lá histórias registradas.

Depois de percorrer corredores, o pontífice acendeu vela em memória das vítimas. “Neste lugar lembramos às pessoas que sofreram como resultado da violência e do ódio e as que sacrificaram suas vidas pelo bem da liberdade e da justiça. Rezei a Deus todo poderoso para dar à Lituânia o dom da paz e da reconciliação”, escreveu o papa no livro do Museu das Ocupações e Lutas pela Liberdade.

No local, vítimas foram interrogadas e presas, como o beato Teolius Matulionis e o bispo Vincentas Borisevicius (em processo de canonização). “Lituanos e pessoas provenientes de diferentes nações sofreram em sua carne o afã prepotente de quem pretendiam controlar tudo”, disse o papa na saída do museu.

O pontífice também quis lembrar neste domingo o chamado holocausto lituano ao parar na frente do monumento ao gueto de Vilnius, em memória dos judeus exterminados. Exatamente hoje (23), o país lembra os 75 anos da destruição total deste gueto durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.