SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Ações educativas para o trânsito foram realizadas na Feirinha São Luís

Projeto é uma realização da esfera municipal em alusão à Semana Nacional do Trânsito e tem como objetivo conscientizar usuários sobre os riscos do trânsito

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS – A Semana Nacional do Trânsito (SNT) é comemorada anualmente entre os dias 18 a 25 de setembro, e como praxe, envolve todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Neste ano, em São Luís, a Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), trouxe como tema “Quando você bebe e dirige alguém sempre se machuca”. Entre ações em escolas e outras instituições, abordagens também foram realizadas, ainda, na Feirinha São Luís ontem (23).

O objetivo foi aproveitar o grande movimento que acontece na Praça Benedito Leite todos os domingos para expandir o alcance das informações sobre prevenção de acidentes no trânsito. O trabalho na Feirinha São Luís soma-se às demais iniciativas que estão sendo executadas em São Luís na Semana Nacional de Trânsito, todas enfatizando a redução das estatísticas de acidentes e mais consciência por parte do condutor e do pedestre.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, Ana Léa Aranha de Carvalho as ações que vêm sendo desenvolvidas são de extrema importância para reeducar a população no que concerne ao trânsito da capital. “Precisamos conscientizar as pessoas de que o trânsito é muito importante, não só para a locomoção, mas, também, para preservamos as nossas vidas. Estamos realizando, efetivamente, ações de educação para o trânsito, sempre disposto a ajudar e contribuir para mudar a realidade do país, que está, infelizmente, entre os seis países com maior número de acidente de trânsito”.

A oportunidade foi pensada, especialmente, para as crianças, que, de acordo com a coordenadora do Coetran, que são formadores de opiniões para seus pais. De forma animada, as mascotes que integram as ações realizadas pela Prefeitura de São Luís conseguiram animar e estimular o aprendizado, de forma lúdica, das crianças que estavam presentes na Feirinha de São Luís de ontem.

AÇÕES
A Prefeitura de São Luís tem implementado uma série de ações, como investimentos em sinalização e fiscalização para reduzir o índice de acidentes de trânsito na cidade. Desde fevereiro, um novo sistema de monitoramento do trânsito está em funcionamento na capital. Instalado na sede da SMTT, o Centro de Controle de Operações do Trânsito é composto por um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito, captada por câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores urbanos da cidade e mais câmeras com rotação de 360 graus e de longo alcance.

O sistema, além de permitir a autuação de infrações como uso do celular, fiscaliza infrações como a formação de filas duplas, estacionamento e conversões irregulares, uso das faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, avanços de sinal vermelho, entre outras situações.

Dicas para motoristas

– Respeite a faixa de pedestres

– Não ultrapasse a velocidade permitida para a via

– Redobre a atenção e os cuidados próximo a paradas de ônibus e saída de escolas

– Se beber, não dirija

– Não use o celular enquanto estiver dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao voltante

– Buzinas podem assustar e desorientar o pedestre

Dicas para pedestres

– Ande sempre na calçada

– Atravesse a via sempre na faixa de pedestres. Caso não haja, atravesse nas áreas próximas aos semáforos. Procure locais onde possa ver e ser visto pelos motoristas

– Não atravesse a via correndo. Você pode cair e não conseguir levantar-se a tempo

– Nunca atravesse fazendo zigue-zague entre os carros

– Atravesse a via em linha reta, longe das curvas e olhando para os dois lados

– Não atravesse a via falando ao celular ou usando fones de ouvido

– Aguarde o ônibus sair do ponto para atravessar a rua. Nunca atravesse a via por trás ou pela frente de veículos parados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.