Novo cronograma

Reprogramação do Aulão do Enem reduz número de aulas em Imperatriz

Anteriormente, as aulas seriam ministradas nesse município durante todos os sábados de outubro (totalizando quatro encontros), conforme divulgação, mas com a nova iniciativa, os encontros serão em duas datas, 20 e 21 de outubro

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Reprogramação de datas do “Aulão do Enem” proposta pelo Governo do Maranhão provocará uma redução no número de aulas que seriam ministradas em Imperatriz
Reprogramação de datas do “Aulão do Enem” proposta pelo Governo do Maranhão provocará uma redução no número de aulas que seriam ministradas em Imperatriz (aulão)

A reprogramação de datas do Aulão do Enem proposta pelo Governo do Maranhão provocará uma redução no número de aulas que seriam ministradas em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, a 626 Km de São Luís. Anteriormente, as aulas seriam ministradas nesse município durante todos os sábados de outubro (totalizando quatro encontros), conforme divulgação, mas com a nova iniciativa, as aulas só serão ministradas em duas datas, marcadas para 20 e 21 de outubro.

Na capital maranhense, a quantidade encontros permanecerá na mesma, já que as aulas também seriam ministradas durante os quatro sábados de outubro, mas com o novo cronograma será durante dois finais de semana, a partir do dia 29 de setembro (um total de quatro encontros). A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) informou também que as aulas do Aulão do Enem deste ano foram iniciadas em agosto, no município de Santa Luzia do Paruá. A previsão é que nas outras cidades do interior do Estado contempladas pelo programa as aulas aconteçam uma vez por mês.

Professores denunciaram a O Estado que o tão aguardado Aulão do Enem não seria mais realizado este ano. De acordo com os docentes, o Governo do Maranhão alega que não tem recursos necessários, para a execução do programa, que é esperado por estudantes de diversas cidades, que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Aulão do Enem foi criado em 2015 pela Gestão Estadual em vigor. As aulas são ministradas por profissionais com vasta experiência em pré-vestibular e os alunos inscritos têm direito a apostila com informações teóricas e exercícios, conforme comunicou a Secti.

O Governo estadual chegou a divulgar uma lista de mais de 80 municípios que foram contemplados para receber o Aulão do Enem e as datas das aulas.

FIQUE POR DENTRO

Professores que ministraram aulas em 2017 denunciaram no início deste ano o atraso no pagamento pelos serviços que prestaram. Professores de disciplinas como português, matemática, química, física, biologia, história e geografia trabalharam de agosto a outubro, mas não receberam os valores referentes ao último mês de aulas.

Um professor que preferiu não se identificar por medo de retaliação disse que trabalhou no Aulão do Enem, em Imperatriz, mas não havia recebido os vencimentos referentes o terceiro mês. “Eu soube, também, que os demais professores estão na mesma situação, há quase seis meses à espera do pagamento”, lamentou na época.

SAIBA MAIS

Foram contemplados os municípios por ordem de inscrição recebidas, por meio de ofícios enviados, para o e-mail preuni@secti.ma.gov.br ou protocolado junto à Secti, em que todos os municípios se comprometeram a cumprir os requisitos estabelecidos no edital do programa.

Fonte: edital

ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão marcadas, para acontecer em dois domingos consecutivos: dias 04 e 11 de novembro, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.