ABANDONO

Espaço conhecido como “Sítio dos Gatos” é ponto de abandono de animais em SL

Para inibir as ações de descarte de animais, o local é constantemente monitorado; Lei dos Crimes Ambientais prevê punições para a ação

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O Sítio dos Gatos foi criado por quatro protetores de animais
O Sítio dos Gatos foi criado por quatro protetores de animais (Gatos)

O Sítio dos Gatos, como é conhecido, foi criado por quatro protetores de animais que, sensibilizados com o abandono de gatos em um trecho da Avenida dos Africanos, uniu forças e construiu abrigos que protegem os animais da chuva, do sol e de períodos de cheia do Rio Bacanga.

“Nós tínhamos que lidar, todas as manhãs, com diversos filhotes que acabavam morrendo afogados. Por isso nos juntamos durante oito semanas para construir muretas e abrigos para reduzir o número de animais mortos”, explicou a protetora Teresa Torres.

O objetivo é oferecer o mínimo de conforto e segurança aos felinos que, criminosamente, são abandonados no local. “Não é porque eles foram abandonados que mereçam morrer afogados”, explicou Jozenilda Veras, integrante do Grupo do Sítio, que se dedica diariamente à proteção dos bichinhos.

É importante ressaltar que, apesar da estrutura, o local é um ponto de abandono de animais, o que, de acordo com o Decreto de Lei nº 24.645/1934, se encaixa como maus-tratos, assim como agressão, omissão de cuidados básicos, exposição a situações de estresse, entre outros, com punições previstas na Lei dos Crimes Ambientais, nº 9.605/1998.

Para inibir as ações de abandono, o local é constantemente monitorado por câmeras instaladas na área e protetores que, diariamente cuidam do local e placas e faixas também chamam atenção para o crime. A pena para o crime é de detenção, que pode variar de três meses a um ano, além de pagamento de multa. Em caso de morte ou reincidência, pode ser aumentada.

O Sítio dos Gatos fica localizado na Areinha e é apenas um dos diversos pontos de abandono da Avenida dos Africanos, o que preocupa quem ama e protege os animais. “O sítio não deveria existir, só existe porque as pessoas abandonam”, enfatizou Veras.

Os gatos abrigados no sítio estão disponíveis para adoção podendo ser entregues esterilizados ou com castração facilitada. As adoções podem ser feitas no local com os protetores que também acompanham e monitoram a adaptação dos felinos em seus novos lares.

Para cuidar dos mais de 300 animais que, atualmente, vivem no Sítio dos Gatos, são necessários cerca de 10 kg de ração e 2 litros de leite por dia, além de medicamentos e produtos de limpeza. O Grupo do Sítio é independente e não recebe apoio de instituições públicas ou privadas.

Para contribuir com o projeto, contribuições financeiras podem ser feitas através da conta corrente: 29439x, agência: 1639-x, Banco do Brasil, em nome da protetora Teresa Torres. Para mais informações, entre em contato através dos números (98) 98332-1600 (Jozenilda Veras) ou (98) 98753-6510 (Ornir Farias).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.