Acidente

Transporte escolar: Semana do trânsito discute acidentes

Este ano, quatro acidentes foram registrados no estado envolvendo veículos contratados para esse serviço, dois deles na cidade de Timbiras

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - O transporte escolar será um dos temas a ser discutido durante as celebrações no Maranhão do Dia Nacional do Trânsito, na próxima terça-feira, 25. Desde a última terça-feira, 18, várias atividades e ações alusivas a essa data estão sendo realizadas em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados, principalmente em relação ao transporte escolar.

O Estado fez um levantamento sobre esse tipo de acidente e constatou que este ano já ocorreram quatro casos no interior do estado. Somente na cidade de Timbira duas ocorrências foram registradas, a última no dia 13, quando, segundo a polícia, uma van, contratada para o transporte de crianças, apresentou problemas mecânicos e acabou parando dentro de um matagal, no povoado Febru, zona rural do município.

O sargento R. Barbosa, lotado no quartel nessa cidade, informou que o veículo teve problema no freio de mão, mas no momento do acidente, só o motorista estava no veículo. Houve apenas danos materiais.

O outro acidente foi registrado no dia 26 de junho. Um caminhão, adaptado para fazer o transporte escolar, de acordo com a polícia, também apresentou problemas mecânicos e acabou capotando na Ladeira do Axixá, na zona rural do município. Nove crianças ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Regional de Timbiras. Uma delas perdeu o braço e devido ao seu estado de saúda, foi transferida para o hospital em Codó.

Colisão

Este mês, no dia 6, uma colisão entre dois ônibus escolares no povoado Vila Zizi, em Viana, deixou 42 estudantes feridos. De acordo com a polícia, entre os feridos, dois em estado grave, Jardel Coelho Aires e Emilly Trindade Serra, que foram transferidos pelo helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) para o Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Eles apresentavam suspeita de traumatismo craniano e hemorragia interna.

O coronel Vieira, comandante de Policiamento da Área do Interior 5, declarou que os ônibus estavam levando os estudantes que residem na zona rural do município para a escola. No momento chovia muito e a pista estava molhada. Em determinado momento, um dos veículos parou e o ônibus que vinha atrás não conseguiu frear e houve a colisão.

Muitos feridos foram atendidos pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e em seguida levados para o hospital da cidade. Ainda de acordo com as informações do coronel, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Morte

A morte de Lourival Ferreira da Silva, de 9 anos, continua sendo investigada pela delegacia da Polícia Civil de Carolina, comandada pelo delegado Almerick Carvalho. O corpo da criança foi, inclusive, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz para a perícia. Segundo a polícia, na manhã do dia 22 de maio deste ano, a criança, em companhia de outros menores, estava indo para a escola em uma caminhonete do transporte escolar.

No povoado Santa Rita dos Bezerras, zona rural de Carolina, Lourival da Silva se desequilibrou e caiu, sendo atropelado pelo próprio veículo. Ele sofreu fraturas nas costelas, foi socorrido, mas não resistiu.

Saiba mais

Em fevereiro deste ano, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça manteve a decisão de 1º Grau em que condenou o município de Bacuri e o Estado do Maranhão ao pagamento de danos materiais, morais e estéticos às famílias das vítimas e aos sobreviventes do acidente ocorrido no dia 29 de abril de 2014, no povoado Madragoa, naquela cidade. Nesse acidente, um total de 22 alunos estava em uma caminhonete, “pau de arara”, que colidiu frontalmente com um caminhão e caiu em uma ribanceira resultando na morte de oito adolescentes e deixando os outros gravemente feridos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.