Artigo

Ela merece o melhor nível econômico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Eu sou membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, onde ocupo a Cadeira nº 33, o que me faz muito feliz, pois, desde a minha adolescência, eu sempre quis ser um dos seus membros.

Ela é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômico, fundada a 10 de agosto de 1908, com prazo de duração indeterminado. Tem a sua sede na Rua da Paz, 84, centro, em São Luís, capital do Estado Maranhão.

Ela tem por finalidade o desenvolvimento da cultura, a defesa das tradições maranhenses e o intercâmbio com os centros de atividades culturais do Brasil e do exterior.

Dispõe de 40 (quarenta) membros efetivos, e todos são inteligentes, cultos e honestos.

A Academia Maranhense de Letras é, porém, uma instituição sem dinheiro, sem renda mensal fixa, suficiente para as suas despesas necessárias, suficientes, imprescindíveis e adequadas para cumprir integralmente as suas atribuições estatutárias e regimentais, o que é, sem dúvida, profundamente lamentável.

Em face de suas magníficas atribuições legais, justas e adequadas nunca mereceu, não merece e não merecerá permanecer posta na pobreza.

Ela merece, sim, ser uma instituição muito rica, considerando-se para isso a sua grandeza histórica, as suas atribuições em benefício da cultura e da inteligência do povo maranhense, em especial, e inclusive também do povo brasileiro em geral.

Ela, eté hoje, somente tem realizado o bem, nunca fez mal a ninguém. É, portanto, uma pessoa jurídica de direito privado merecedora de doações das pessoas ricas em geral, no território brasileiro.

Por esses motivos, peço, aqui, agora, a todas as pessoas que olhem com inteligência, sabedoria, cultura e honestidade para a instituição Academia Maranhense de Letras e constatem as suas necessidades e lhe façam presentes para que elas saia urgentemente da pobreza e passe a desfrutar para sempre, eternamente, das vantagens da riqueza de forma legal, justa, a fim de que possa alcançar realmente os seus objetivos eternos.

O dr. Benedito Bogéa Buzar é, hoje, com muita eficiência, dinamismo, presidente da Academia Maranhense de Letras e tem realizado excelente administração e somente tem lhe faltado dinheiro para alcançar completamente os objetivos da instituição que dirige.

Não é justo nem adequado que a Academia Maranhense de Letras não seja rica, pois a sua história e os seus objetivos durante toda a sua existência merecem proteção também de uma riqueza própria.

Eu amo muito a Academia Maranhense de Letras. Sou advogado, jornalista, professor universitário. Assim conseguir também ser escritor.

Nela estou e ela está dentro de mim. Dela nunca quero sair, nem mesmo depois de morto.

Diante de tudo isso, peço a Deus que ilumine muitas pessoas no sentido de que ajudem a Academia Maranhense de Letras a sair urgentemente da pobreza enorme em que se encontra. Ela merece estar no melhor nível cultural, social e econômico.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail;jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.