COLUNA

Desafio aceito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) aceitou o desafio da deputada federal Eliziane Gama, candidata ao Senado pelo PPS, e disse na sexta-feira, 21,
algumas verdades à parlamentar.
Gama tem reclamado de ataques à sua família em meio à disputa eleitoral. E acusa, também em vídeo disparado nas redes, o grupo Sarney de orquestrar a ofensiva - a tese dela lastreia-se no fato de O Estado, baseado em fatos, ter revelado que o marido dela, Inácio Cavalcanti, possui três CPFs.
A deputada acusou o jornal de mentir sobre o caso e desafiou os adversários a debaterem diretamente
com ela.
Em resposta, o deputado Adriano Sarney também gravou um vídeo. Disse que a família Sarney não tem nada a ver com o fato de o companheiro da deputada ter três CPFs e pediu que ela prove que a denúncia não é verdadeira.
- Prove isso e o debate está finalizado - declarou.
Ele também disse estranhar os ataques atuais de Elziane contra os Sarney, depois de o grupo ter-lhe apoiado na eleição para a Prefeitura de São Luís, em 2016.
- Nós estivemos juntos na tua campanha para prefeita. Você pediu o meu apoio, o apoio do meu partido, e nós lhe apoiamos, porque nós acreditamos na mulher na política - afirmou. E Eliziane calou-se.

Boicote
Deve render pesada multa à TV Difusora o boicote da emissora a um programa eleitoral do candidato a senador Sarney Filho (PV).
A empresa é a responsável pela geração de toda a propaganda eleitoral oficial na eleição deste ano.
E, na sexta-feira, 21, por iniciativa própria, decidiu que o programa do candidato do PV não deveria ir ao ar, exibindo uma tela azul no lugar. A emissora hoje é arrendada pelo candidato ao Senado, e adversário de Sarney Filho, Weverton Rocha.

Ensinar o quê?
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, lançou na sexta-feira, 21, um livro em que pretende ensinar como se fazer política de saúde no Maranhão.
No “best-seller”, é claro, nenhuma linha sobre operações da PF e da CGU na pasta gerida pelo advogado, nem sobre o caos nas UPAs, atrasos salariais de profissionais e outros problemas.
Certamente, nenhuma palavra, também, sobre o recente caso da idosa Ilda Ferreira Barbosa, 65, que morreu em Pinheiro, na porta de um hospital da rede estadual, sem hemodiálise.

Falando nisso...
Em julho, já havia registros de reclamações por conta da paralisação das obras de construção do Centro de Hemodiálise de Pinheiro.
Segundo moradores, dias antes de uma visita do governador Flávio Dino (PCdoB) à cidade, as obras até chegaram a ser retomadas.
Mas foram novamente paralisadas assim que a comitiva comunista deixou a região. O governo garante que colocará a estrutura em funcionamento ainda em setembro.

Indeferido
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) indeferiu a candidatura do deputado Júnior Marreca (PATRI), por condenação no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
A condenação é advinda de Tomada de Contas Anual de gestão da administração direta de Itapecuru-Mirim (MA), relativa ao exercício financeiro de 2008.
A irregularidade configura ato doloso de improbidade administrativa. Marreca será substituído pelo filho, Júnior Marreca Filho.

Congresso
A abertura do Congresso Nordestino de Direito Constitucional foi marcada pela Palestra Magna com o professor Lenio Streck com o tema: “A eterna batalha do direito contra os predadores”.
O evento, em homenagem ao grande mestre e doutor Lenio Streck, ainda contou com a presença de outros grandes nomes do direito, como o advogado Cassio Chai e o ministro do STF Gilmar Mendes.
Entres os nomes maranhenses, Amanda Thomé, e os advogados Carlos Hélder Mendes e Thales de Andrade.

Só propaganda
A deputada líder de oposição, Andrea Murad, e candidata à reeleição, disparou contra o governador Flávio Dino pelas redes sociais.
Ela se mostrou revoltada com as propagandas comunistas e citou todos os escândalos que permearam a atual gestão, como os aluguéis camaradas, compra superfaturada de medicamentos e a saúde precária.
- O mais repugnante é ver esse governador dizer que levou água para comunidades, enquanto arruinou o Programa Viva Água. Assim era o Viva Luz, as contas dos mais pobres chegavam pagas na gestão Roseana - disse.

DE OLHO

R$ 1,5 milhão foi quanto o governo já pagou pelo aluguel de aeronaves só em agosto e setembro, em meio à disputa eleitoral. O valor é quase metade de tudo o que foi pago no ano.

E MAIS

• O Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão do TRE-MA, que deferiu o pedido de registro de candidatura do deputado Sérgio Frota (PR).

• Foi um retumbante fracasso a passagem do governador Flávio Dino (PCdoB) por Presidente Vargas, na sexta-feira, 21.

• Os comunistas têm feito malabarismos hermenêuticos para defender o deputado Weverton Rocha (PDT) no mais novo caso em que ele se tornou réu em processo na Justiça Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.