Choro

Música para embalar a praça com a presença do instrumentista Márcio Marinho

Projeto “RicoChoro ComVida na Praça” acontecerá amanhã, s 19h, na Praça da Fé, na Praia Grande. com a presença do cavaquinista Márcio Marinho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Márcio Marinho)

SÃO LUÍS- Destaque do cavaquinho cinco cordas, o brasiliense Márcio Marinho é o convidado da terceira edição da temporada 2018 do projeto “RicoChoro ComVida na Praça”, amanhã, às 19h, na Praça da Fé (Casa do Maranhão), na Praia Grande. O evento contará ainda com a participação do DJ Jorge Choairy.

O instrumentista será recebido pelo Quarteto Crivador, formado por Júnior Maranhão (violão sete cordas), Marquinhos Carcará (percuteria), Rui Mário (sanfona) e Wendell de la Salles (bandolim), um conjunto de virtuoses, cuja sonoridade é marcada por ritmos da cultura popular do Maranhão e elementos latinos fundidos ao choro de nomes como Egberto Gismonti, K-Ximbinho e Toninho Ferragutti, entre outros.

A história de alguns instrumentos musicais no Brasil pode ser caracterizada pela insatisfação de seus instrumentistas, em busca de um som que os instrumentos, em seus formatos originais, não lhes possibilitava. É o caso do violonista cavaquinista brasiliense Márcio Marinho, que tem um de cinco cordas..

Marinho começou a tomar aulas de cavaquinho aos 13 anos e aos 15, passou a integrar o grupo “Novos Chorões”. Em 2001, participou do grupo “Sorrindo à Toa”, sob o comando de Reco do Bandolim, lenda viva do choro no Planalto Central. Unindo emoção e virtuosismo, ele já dividiu o palco com nomes como Carlos Malta, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Osvaldinho do Acordeom, entre outros.

Em 2003, Márcio assumiu o cavaquinho no grupo “Cai Dentro” e no ano seguinte, a convite de Reco, passou a integrar o “Choro Livre”, um dos mais antigos em atividade em Brasília, também fundado por Reco do Bandolim.

Todas as edições de “RicoChoro ComVida na Praça” garantem a presença confortável de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto itinerante conta com banheiros acessíveis, assentos preferenciais com sinalização, audiodescrição e tradução simultânea em libras. A iniciativa é da Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais, com patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.l


Serviço

O quê

Projeto “RicoChoro ComVida na Praça”

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Praça da Fé (Casa do Maranhão), na Praia Grande

Acesso livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.